Manhã divertida em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Manhã divertida em Santa Tereza

Manhã divertida em Santa Tereza com o palhaço Tuga, na Praça

A apresentação do palhaço Tuga, da Cia Tuga, do Chile, dentro do FIT BH 2016, animou a manhã de domingo na Praça Duque de Caxias. Centenas de pessoas do bairro e também de outras regiões da cidade vieram assistir às estripulias do ator Rodrigo Menezes em meio ao trânsito da Rua Mármore.

onibus
Parada para andar de ônibus -Fotos: Eliza Peixoto

O espetáculo, Com Su Permisson- Intervenção Urbana”, envolve apenas o ator, no caso o palhaço Tuga. O público e as pessoas abordadas por ele são os atores coadjuvantes. Rodolfo Meneses transita entre carros e transeuntes, propondo um olhar atento à questão da ocupação das cidades e da democratização da cultura, bem como da liberdade de expressão artística.

motorista
Motoristas entram na brincadeira

Durante a apresentação em Santa Tereza,  ele aceita uma garrafa de água de uma das espectadoras, Sálua Zorkof, pára um carro e a motorista desce, entra na brincadeira e recebe como agradecimento um cata-vento de presente. Um carro daqueles que colocam o som alto é parado e Tuga faz uma apresentação de street dance. Logo passa uma senhora de cabelos brancos e, ganha dele um beijo e abraço, passa a perna sobre um táxi, pega carona em uma caminhonete  e por aí vai.

Não é atoa que “Con Su Permiso”, em 2011, foi eleito Melhor Espetáculo no 29o Festival Internacional Mimos de Périgueux, na França. Já no ano passado, arrebanhou o Prêmio Festival Mueca (em Tenerife, Espanha), concedido pela RED Eurolatinomericana de Artes Cênicas.

O ator Rodrigo Meneses comentou após o espetáculo que esta é a segunda vez, que ele se apresenta em Belo Horizonte. A primeira foi durante a Semana Interplanetária de Palhaços, em 2014. Em Santa Tereza é sua primeira experiência, que segundo ele “foi maravilhosa. Fiquei encantado com a receptividade do público, onde havia pessoas de todas as idades, calorosas e participativas”.  Ele comentou também que nos vários países em que já se apresentou normalmente 20% das pessoas abordadas nas intervenções são mais reservadas não gostam e não participam. “Mas aqui, foi diferente. 99% das pessoas se mostraram abertas e entraram na brincadeira. Foi ótimo”, conclui o palhaço Tuga com um grande sorriso.

Meneses destaca o caráter de “espaço vivo” das ruas, onde tudo pode acontecer. “Tudo se modifica a cada momento”, frisa o artista, que busca se relacionar e interagir com os passantes propondo a gentileza em tempos nos quais as injustiças sociais ainda se fazem presentes, suscitando tensões.

sálua

Sálua Zorkof e seu marido Tiago Lenoir vieram do bairro Buritis para assistir ao espetáculo. “Valeu a pena, mesmo tendo chegado atrasada. Sem falar uma palavra ele passou sua mensagem. Criativo o palhaço de cada pessoa, de cada veículo que passou ele fez uma história diferente. Apesar de parecer um espetáculo infantil por ter um palhaço como ator, foi para todas as idades. Recomendo pra que não assistiu, se tiver oportunidade ir ver”, comenta Sálua.

Quem não assistiu ao espetáculo em Santa Tereza ainda pode ver Con Su Permisson, nas seguintes datas:

24/5, às 15h, Avenida Augusto de Lima (em frente ao Mercado Central)
26/5, às 15h, Praça da Liberdade
Classificação: Livre
Duração: 50 min.

Anúncios