Manhã cultural em homenagem a Mariana/MG - Santa Tereza Tem
Logo

Manhã cultural em homenagem a Mariana/MG

 Manhã cultural em homenagem a Mariana/MG na Savassi

O quarteirão da rua Fernandes Tourinho, entre a avenida Cristóvão Colombo e rua Pernambuco, na Savassi, em Belo Horizonte, se transformará numa grande festa em homenagem à cidade de Mariana/MG, na manhã deste sábado (07/05), a partir das 10 horas. A livraria Scriptum promoverá o lançamento do livro  “Mariana: assim nasceram as Minas Gerais – uma visão panorâmica da história” do professor Roque Camêllo, presidente da Academia Marianense de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfio de Minas Gerais. O evento terá ainda apresentação do congado Nossa Senhora do Rosário e do coral TOM MAIOR, ambos grupos marianenses. Mariana foi a primeira vila, capital da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro e cidade de Minas. As influências de seus mais de 300 anos de história na formação de Minas Gerais são o tema do livro de Roque Camêllo.

Mariana - Leo Drumond -Nitro

Panorâmica de Mariana, de Leo Drumond -Nitro

O livro – O livro “Mariana: Assim nasceram as Minas Gerais” surge como um tributo aos primórdios da formação da sociedade mineira. Revela fatos históricos de Mariana e da Região dos Inconfidentes que influenciaram diretamente a construção de Minas Gerais e do Brasil, a partir do século XVII.

Ao mergulhar na leitura desta obra, o leitor, ávido por descobertas históricas, se surpreenderá com grandes revelações: a primeira luta pela liberdade em Minas Gerais; qual foi a primeira lei de caráter ambiental do Brasil; a história do bispo da Igreja Católica que lutou contra a escravidão no país; o surgimento do conceito de “preservação do patrimônio” e consequentemente dos museus em terras brasileiras; além da história de importantíssimos brasileiros que revolucionaram seus tempos, como Manuel da Costa Atayde, Cláudio Manuel da Costa, Frei Santa Rita Durão, Diogo de Vasconcelos, dentre tantos outros.

A renda proveniente da venda dos livros será revertida em prol dos trabalhos socioculturais da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras.

 Sobre o autor
Roque Camêllo - foto Leo Drummond - Nitro 2 
O professor Roque Camêllo é uma das maiores referências da história de Mariana e suas influências para a formação do estado e do país. Como pesquisador propôs, em 1977, a criação do Dia do Estado de Minas Gerais, comemorado em todo o território mineiro em 16 de julho.

Passou a infância no Piteiro, lugarejo pertencente ao subdistrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana. Desde jovem até os dias de hoje, dedica sua vida profissional à defesa da cultura e dos patrimônios de Mariana e, consequentemente, de Minas Gerais. Segundo ele, “proteger as cidades históricas é preservar a História Mineira e dar exemplo para todos os municípios fazerem o mesmo”. É diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ), pela qual foi responsável pela segunda reforma do Órgão Arp Schnitger da Catedral de Mariana; pelo restauro do Santuário Nossa Senhora do Carmo, consumido, em grande parte, pelo incêndio em 1999, e do Antigo Palácio dos Bispos. Pela FUNDARQ, vem conduzindo, com uma equipe de arqueologia e arquitetura, a reconstrução e a revitalização dos Jardins Históricos deste Palácio.

Roque Camêllo encaminhou para a UNESCO o projeto de certificação e inscrição do acervo do Museu da Música de Mariana no programa “Registro Memoria del Mundo”, deferido em 2011. Hoje, preside a Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico da OAB/MG e é Conselheiro da Associação Universitária Internacional (AUI).

Serviço

Manhã cultural em homenagem a Mariana/MG
Atrações: Congado Nossa Senhora da Conceição e Coral TOM MAIOR sob a regência do Maestro Adeuzi Batista
Lançamento: livro “Mariana: assim nasceram as Minas Gerais – uma visão panorâmica da história”, autor Roque Camêllo
Preço do livro:  R$ 80,00
Data/Horário: 07/05, sábado, a partir das 10h.
Local: Livraria Scriptum (Rua Fernandes Tourinho, 99 – Savassi)

Anúncios