Santa Leitura na Praça recebe premiações - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Leitura na Praça recebe premiações

Santa Leitura na Praça recebe premiações, ao completar três anos em Santa Tereza

O projeto Santa Leitura na Praça, que começou em Santa Tereza, na Praça Duque de Caxias, há três anos, deu tão certo, que acabou de receber três justas homenagens: Prêmio “Por um Brasil de Leitores 2015” do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas / Ministério da Cultura-Governo Federal, Certificado de Honra ao Mérito 2016 e Medalha de Mérito Cultural 2016 da Alacib (Academia de Letras, Artes e Ciência Brasil).

estela cruzmel premio

Estela Cruzmel recebe a premiação

Estela Cruzmel, a idealizadora do projeto, faz questão de dividi-las com todos os que colaboram para o sucesso. “Agradeço a Deus pela oportunidade de levar o livro às mãos das pessoas, ao Portal Santa Tereza Tem, que carregou o projeto como se fosse dele, ao padre Márcio da Paróquia de Santa Tereza, o contador de história, Pierre André e a todos os voluntários, que já passaram ou estão no projeto.”

Este reconhecimento, segundo ela, “ prova mais uma vez que onde a gente coloca amor não tem como dar errado. Somente quem cresceu sem livros, sem escola, como eu, pode entender a emoção de receber estas premiações”. Estela começou, por inúmeras razões, no primeiro ano escolar já com 10 anos e o quarto ano com 14. “Quando descobri os livros, não abandonei mais. Quero continuar incentivando a leitura até morrer”, diz ela segura do seu propósito.

 

Sobre o Projeto

O projeto remonta a  2010, quando a artista plástica Estela, nos fundos de sua loja de roupas, no Bairro Ipiranga, montou uma biblioteca e passou a emprestar livros para seus clientes.  Ela fechou a loja e guardou os livros, mas sentia que isso não era correto. Era preciso dividi-los com outras pessoas.

leitura na praça slider

Uma biblioteca a céu aberto Foto: Eliza Peixoto

Depois de algumas pesquisas e por sugestão  de sua amiga Cléo Zocrato, fez a primeira exposição dos livros na Praça Duque de Caxias, no primeiro domingo de abril de 2013.  Ela ressalta que “o projeto foi recebido de braços abertos pelos moradores do bairro e redondezas e não faltaram os apoios dos jornalistas Luis Góes e Eliza Peixoto e do padre Márcio, que foram fundamentais”.

Atualmente, além de Santa Tereza, o projeto é levado ao Taquaril, na Comunidade Sagrada Família, e ao bairro Floresta na Praça Salvador Morici, adotada por Estela. “São dez livros por dia ,de segunda a segunda, deixados no banco da praça para doação. É uma experiência incrível ,ali tenho o contato com o leitor todos os dias, de 9:00 às 10,horário que coloco os livros”, conta Estela

Nova data

A partir do dia 17 de abril, o projeto passa a ocupar a Praça de Santa Tereza, no terceiro domingo do mês e a contar com suporte direto da Paróquia de Santa Tereza. Segundo o pároco, Padre Márcio Ribeiro de Sousa, a Paróquia fechou uma parceria com o Santa Leitura para facilitar a concretização do projeto na Praça Duque de Caxias, oferecendo os respaldos legais junto a prefeitura de Belo Horizonte, para que assim o projeto pudesse acontecer. Já apoiávamos antes com o empréstimo de mesas, cadeiras e incentivando a comunidade a participar. Mas, diante de certas dificuldades enfrentadas pela Estela, optamos pelo caminho de parceria que pode se desdobrar em outras ações junto a comunidade paroquial.

Padre Márcio acredita ser importante a abertura da paróquia em dialogar com as diversas manifestações culturais presentes no bairro e que o Santa Leitura tem uma boa recepção por parte da comunidade pela sua finalidade que é incentivar a leitura.

Segundo Estela, como o trabalho é voluntário, as dificuldades são várias, inclusive de patrocínio e parcerias, já que o projeto busca êxito (estimular o hábito da leitura) e não sucesso ou ganho financeiro. Ela está confiante em receber o prêmio em dinheiro do “Por um Brasil de Leitores” para estruturar melhor as ações.

Quem quiser colaborar, doando livros, mesmo usados, para enriquecer o acervo da “biblioteca a céu aberto”, pode levar na Praça Duque de Caxias no dia do evento ou entrar em contato  pelo 9752-6952, pelo e-mail projetoleituranapraca@gmail.com

Portanto, anota aí, dia 17 de abril, de 9h às 13h, tem Santa Leitura na Praça Duque de Caxias. Além dos livros à disposição nos bancos e na passarela, sempre tem brincadeiras, contação de histórias para as crianças e neste domingo tem a Bike da Santa  Brigaderia para adoçar ainda mais o ambiente.

Anúncios