#Catacaca - Santa Tereza Tem
Logo

#Catacaca

#Catacaca: não deixe nas ruas a caca do seu cachorro

Em Santa Tereza pode-se dizer que há um cão ou um gato em cada casa. E é comum as pessoas passearem com seus amigos peludos, principalmente no início da manhã e final da tarde. Esta essa amizade entre o homem e os animais muito legal  e as caminhadas são importantes, mas (sempre tem um mas), traz um problema sério: fezes espalhadas  pelos passeios, no pé das árvores  e nas praças.

turma site copy

Alguns dos participantes da Câominhada Foto: Eliza Peixoto

E um dos objetivos da II Cãominhada, que foi realizada no bairro, no último domingo, foi alertar as pessoas, para a necessidade de recolher as fezes dos animais. Se você recolhe na sua casa, porque não fazê-lo na rua? Deixar o cocô do animal pelo chão traz perigo para a saúde de todo mundo, pois, além de transmitir doenças. alguém pofr pisar e levar um tombo com sérias consequências.

Segundo o médico veterinário, Daniel Travassos, da Clínica Veterinária Santa Tereza, uma das participantes do evento, a Cãominhada teve principalmente o intuito de proteger a saúde das pessoas e dos animais e preservar a Praça Duque de Caxias, mantendo=a limpa.  “Deixar as fezes dos animais expostas na calçada se transforma riscos para o homem e os próprios animais. Isto porque pode trazer a contaminação do local com vermes, bactérias que comprometem a saúde, principalmente das crianças e dos idosos, que são mais vulneráveis”, explica o médico.

Entre as doenças transmitidas pelas fezes dos cães, segundo o médico, estão a giardíase (provocada pelo protozoário giárdia); leptospirose, parvovírus (transmitido apenas aos caninos); salmonelose, entre outras. Portanto, diz Daniel, vamos abraçar a campanha #Catacaca para manter nossas ruas limpas e livres das doenças. Não custa nada, basta levar um saquinho plástico ou um jornal, recolher o “presentinho” do animal e colocar na lixeira. Além de ser uma gentileza urbana, demonstra cidadania, evita doenças, quedas com consequências imprevisíveis e problemas com a vizinhança.

grupo juventude e pm

Grupo de percussão Juventude

O 16º Batalhão da Polícia Militar também participou da Cãominhada, dando apoio aos caminhantes, distribuindo panfletos com dicas de segurança pessoal e alegrando o evento com apresentação do Grupo  Juventude e Polícia, integrado por policiais e adolescentes de várias regiões da cidade.  O grupo deu um show de percussão e coreografia.

Veja mais fotos no álbum no Facebook Santa Tereza Tem

 

 

Anúncios