O milagre aconteceu na Vila Dias - Santa Tereza Tem
Logo

O milagre aconteceu na Vila Dias

O milagre aconteceu na Vila Dias e será comemorado no próximo domingo

“O milagre aconteceu”, diz o líder comunitário da Vila Dias, Márcio Antônio (Peão), referindo-se ao trabalho feito pelo Mutirão Comunitário no último final de semana, para realizar sonhos da comunidade. Atraídas pela estratégia de mobilização chamada Jogo Oásis Colaborativo, metodologia do Instituto Elos, dezenas de pessoas se juntaram voluntariamente ao moradores da Vila Dias para transformar o ambiente em um lugar melhor para viver.

vila crianças brincando destaque
Crianças brincam no parque feito pelo mutirão. Fotos: Eliza Peixoto
Vila Dias - pião no alambrado do campo
Peão orgulhoso das conquistas mostra o novo alambrado do campo

Diversos recursos e materiais de obra foram doados para viabilizar a ação. Em apenas dois dias, o grupo revitalizou o campo de futebol da Associação Esportiva Santa Tereza (AEST), a pracinha da passarela do metrô Santa Efigênia e construiu um parque infantil.

“A Vila Dias agora está mais linda, colorida, limpa e arborizada, cheia de brinquedos para as crianças e um delicioso espaço de convivência no campo Santa Tereza. Além de tudo isso, fica o sentimento de troca de afetos que marcou todos nós e cada um da comunidade”, descreve Lucas Alves, membro do grupo Oásis Belo Horizonte, que coordena a ação junto a comunidade e voluntários.

Para celebrar a transformação, no próximo domingo, 10 de abril, haverá a inauguração dos espaços revitalizados, com festa na Vila Dias, a partir das 15:30. O evento é aberto e a programação cultural está sendo montada. Artistas que queiram participar, podem entrar em contato com os organizadores (veja  contatos no rodapé dessa matéria).

Moradores usufruem as novidades

O líder Peão conta que apesar do curto tempo para execução das intervenções, com o esforço conjunto foi possível fazer quase todo o planejado nas reuniões que antecederam a ação. “Só temos a agradecer a todos que ajudaram a mudar a cara e o clima da nossa vila”.

Pablo Henrique, morador da Vila Dias que integrou o mutirão, já levou seus três sobrinhos para brincar no espaço novo e avalia: “Só Deus para abençoar quem veio montar o parquinho, que já está sendo muito bem aproveitado por aqui. Ficou muito bom e está sendo uma distração ótima para as crianças”. Alex Silva, outro morador, também acompanha sua filha Taís e conclui: “Agora a meninada tem um espaço legal para brincar”.

Força-tarefa continua

Para completar o trabalho de revitalização das áreas de convivência da Vila Dias, falta pintar os passeios, alguns postes e muros, e gramar o campo. Para tanto, são bem recebidas doações de cal e tinta a óleo, além de mudas de grama ou grama sintética. E a Vila Dias já tem outro sonho demarcado: a construção de um centro cultural dentro na comunidade. Para a realização deste sonho, será necessário cimento, brita, areia e tijolos.

Para doações e voluntariado, os contatos são:
Peão – fone (31) 97356-3281
Lucas Alves – fone (31) 99102-8558

Anúncios