Delícias de Santê – Márcia e seus pães e bolos - Santa Tereza Tem
Logo

Delícias de Santê – Márcia e seus pães e bolos

Delícias de Santê mostra a vocação do bairro em quitutes caseiros

Márcia Raggi é quitandeira de Santa Tereza. Na casa onde mora há 25 anos, na Rua Estrela do Sul, ela fabrica pães, bolos, conservas e temperos. Os quitutes da marca Raggi são conhecidos principalmente por quem frequenta as feiras na Praça de Santa Tereza, desde os tempos antigos aos atuais. A quitandeira tem as feiras como principal ponto de venda, mas também atende encomendas.

Márcia Raggi

Caprichosa no que faz, desde a elaboração à apresentação dos produtos, seus quitutes surpreendem pela embalagem e ainda mais pelo sabor. O gosto dela pela cozinha vem da infância. “Desde os cinco eu me atrevo a mexer na cozinha. Como eu não tinha altura suficiente, subia num caixotinho de madeira para observar e ajudar minha mãe a cozinhar. Nessa época ela não me deixava usar o fogão, mas na hora de brincar de casinha eu preparava comidinhas na miniatura de fogão feita com tijolos. Minhas irmãs e amigas me confiavam essa função”, lembra ela, aos risos.

A primeira experiência de comercialização foi na Páscoa de 1992. “Fiz ovos de páscoa para presentear a família, mas meu marido deu a ideia de vender e ofereceu aos colegas do banco em que trabalhava. Ele voltou cheio de encomendas, foi um boom de vendas e a partir de então eu passei a fazer doces de chocolate em todo período pascoal”.

Percebendo o potencial de Márcia, uma vizinha propôs a ela parceria para a produção de bolos e pães recheados. Foi então que ela aprendeu as famosas receitas caseiras encantadoras, que desde a década de 1990 são sucesso nas feiras de Santa Tereza. A amiga, Cibele, foi morar em Salvador e Márcia ficou com o legado da produção e, com o tempo, foi incrementando e ampliando o cardápio

Provar as quitandas Raggi é dessas experiências impossíveis de serem esquecidas e não repetidas. Simpática, alegre e carinhosa, Márcia revela o segredo: “Se tem um sentimento que traduz o cozinhar é o amor. O alimento tem poder de transferir os sentimentos, por isso só vou para cozinha de coração aberto e peço a Deus para que quem consuma meus produtos possa sentir esse amor”.

Encomendas pelos telefones: (31) 3444-0463 / 99519-6311.

Delícias de Santê

Nesta série, o Santa Tereza Tem mostra o trabalho dos moradores e moradoras, que conciliam o dom culinário ao empreendedorismo e fazem dele uma opção de fonte de renda. Há muitas delas pelo bairro, que guardam consigo valiosas receitas, segredos e histórias de vida. Acompanhe!

Anúncios