Aplicativo mapeia cachoeiras de Minas - Santa Tereza Tem
Logo

Aplicativo mapeia cachoeiras de Minas

Aplicativo mapeia cachoeiras de Minas Gerais, com informações e dicas para acessá-las

Cachoeira-do-Veado

App Cachoeiras Estrada Real permite navegar offline. Foto: Divulgação

As cachoeiras de Minas Gerais agora podem ser localizadas por um aplicativo de celular denominado Cachoeiras Estrada Real. O serviço, lançado no início de fevereiro, funciona como uma espécie de guia virtual, disponibilizando informações, fotos, vídeo e rotas que permitem ao usuário uma consulta prévia completa dos atrativos a serem visitados.

A tecnologia desenvolvida transforma os smartphones em GPS’s com navegabilidade offline, já que muitos dos lugares não possuem sinal de celular. Os principais dados são o nível de dificuldade de acesso, tempo médio de percurso, dicas de segurança, informações sobre guias turísticos, características ambientais e ainda se terreno se encontra em propriedade particular.

Por enquanto, o aplicativo está disponível para o sistema Android, mas a expectativa é que em março seja lançada a versão para iOS. O mapeamento faz parte do Projeto Cachoeiras Estrada Real, desenvolvido pelos empresários Pedro Henrique Mendonça e Rafael Ciprian e que ganhou destaque no Anuário da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Os idealizadores roteirizaram 180 cachoeiras em 21 municípios. Também reuniram informações turísticas sobre onde se hospedar, onde comer e outros serviços, tais como localização de postos de gasolina, bancos e telefones de emergência. “A ideia é continuar neste trabalho pioneiro no ramo de guias turísticos virtuais. Queremos criar uma plataforma que pode ser aplicada a outras realidades, como parques, circuitos turísticos e cidades turísticas”, conta Pedro.

Os sócios também estão firmando outras parcerias para ampliar a abrangência do projeto em aplicativos relacionados à conscientização ecológica do visitante e estímulo a ações para a preservação do meio ambiente, como a fixação de placas no trajeto e no local a ser visitado, sinalização da direção da cachoeira, manutenção das trilhas, infraestrutura no local, com instalação de lixeiras, e serviço de coleta seletiva.

Fonte: Agência Minas

Anúncios