Conversa sobre o Mercado de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Conversa sobre o Mercado de Santa Tereza

Moradores se reuniram à FMC em visita técnica ao Mercado.

Fotos: Brígida Alvim

Visita Mercado_grupo todo
Visita ao Mercado

Conversa sobre o Mercado de Santa Tereza ocorreu na manhã de quarta-feira (27/01), durante a visita técnica do Mercado de Santa Tereza feita por moradores do bairro, estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo. O grupo circulou pelas áreas internas e externas do Mercado e tirou dúvidas sobre a destinação do espaço. A visita foi guiada pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), atual gestora do local, representada por Leônidas de Oliveira, presidente do órgão, e Marah Costa, da Diretoria de Ações Regionalizadas.

Leônidas explicou que o espaço interno não poderá ser utilizado ainda, pois necessita de projetos e reformas, que incluem a parte arquitetônica, o sistema elétrico e hidráulico, entre outros, e que tais processos devem se estender pelo ano de 2016. Entre as boas novas estão a pintura da fachada e a instalação de novos holofotes, que permitem a utilização da área externa para eventos e intervenções artísticas, a exemplo de alguns já realizados no espaço em 2015 – Gastro Jazz Santa Tereza e Festa Solidária da Esquina. “Vamos estudar uma forma de selecionar propostas por meio democrático, como edital público, para viabilizar parte das ocupações da área. Enfim, reativar o espaço”, planeja Leônidas.

Leonidas_Visita Mercado
Leônidas de Oliveira: “O mérito é todo de vocês”

O gestor contou que muitas propostas de ocupação do espaço têm chegado à FMC. “Temos a posse do Mercado e sabemos do potencial dele como equipamento cultural, mas só faremos parcerias com critérios e o aval da Comissão avaliadora, que é formada paritariamente por representantes da comunidade e do poder público. Uma coisa é certa: sessão de uso não vai acontecer, tem de ser parceria”, ressaltou.

O decreto de formação da Comissão avaliadora, que terá função consultiva em relação à ocupação do Mercado, recebeu membros da Empresa Municipal de Turismo (Belotur), da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano (SMAPU) e da Regional Leste. Do lado da sociedade civil estão representantes da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza, do Movimento Salve Santa Tereza, da Feira Terra Viva e do portal Santa Tereza Tem.

Moradores têm grande expectativa

Marcio Honorio_Visita Mercado
Márcio Honório: “Importante assegurar a ocupação”

O morador Márcio Honório, produtor da Feira de Artesanato, que ocorre na Praça de Santa Tereza, manifestou dúvidas quanto à politica e a gestão do espaço. “Observo que tudo está caminhando bem, mas me preocupa o fato de estarmos no último ano de mandado da atual prefeitura. Temos que ficar atentos para registrar e garantir tudo este ano. Importante ter licitações e decretos que assegurem as ocupações, independente de troca de governo”, avalia.

Joao Bosco_Visita Mercado
João Bosco: “Nada é por acaso”

João Bosco Queiroz, presidente da Associação Comunitária de Santa Tereza, destacou que a preservação e a proteção de Santa Tereza estão ocorrendo na prática, com a valorização e o reconhecimento por parte do poder público, que vem se manifestando em atitudes como a revitalização da Praça Duque de Caxias, a reforma e reabertura do Cine Santa Tereza e o preparo para reativação do Mercado Distrital. “Nada é por acaso, quero agradecer o empenho da Fundação Municipal de Cultura, mas também ressaltar que são resultados conquistados por moradores de Santa Tereza, que sabem o que querem e lutam pelo melhor para o bairro”.  Leônidas, além de concordar, reforçou: “O mérito é todo de vocês, comunidade, que nos demandou fortemente e nos fez responder à altura”.

Acompanhe mais novidades sobre o Mercado de Santa Tereza aqui, no Santa Tereza Tem!

Anúncios