Ensaio da bateria do Bloco, com regência de Pantyola, na Praça de Santa Tereza
Os Inocentes de Santa Tereza este ano desfilam nas ruas do bairro e na Avenida Afonso Pena homenageando uma manifestação urbana que já foi alvo de muito preconceito e recentemente vem sendo aceita como cultura urbana e contemporânea. “Odisseia do grafite” é o tema do Bloco, que coloca o grafite como arte milenar, ao associa-lo às grafias e figuras rupestres desenhadas nas pedras no tempo das cavernas, ao mesmo tempo em que o reconhece como elemento fundamental da cultura hip-hop revelada nas últimas décadas.
O grafite que hoje ganha espaço em muros, ruas, viadutos e até em centros de arte, por muito tempo esteve escondido e marginalizado nas favelas e periferias. Ao ressaltar o tema, Os Inocentes de Santa Tereza homenageia e pretende dar visibilidade a grafiteiros e grafiteiras que ajudam a colorir os horizontes das cidades.
Os Inocentes de Santa Tereza carregam uma tradição de mais de quatro décadas, que tem atravessado gerações e marcado presença no Carnaval de Belo Horizonte desde 1973, tanto na avenida de desfile de blocos do Carnaval oficial da cidade, quanto na folia do bairro. Um dos primeiros blocos a serem fundados no Santa Tereza, é hoje o mais antigo em atividade.
O desfile oficial do Os Inocentes de Santa Tereza será na segunda-feira de Carnaval, 8/2, na avenida Afonso Pena, centro de Belo Horizonte. E no dia seguinte, 9/2, o bloco desfila pelo bairro, apresentando “Os Inocentes e a Santê”, cortejo que alegra os moradores de Santa Tereza. A concentração será a partir das 11h, na Rua Grafito esquina com Rua Mármore.
O Bloco Os Inocentes de Santa Tereza tornou-se um relevante projeto sócio-cultural da região, por beneficiar crianças e adolescentes em condições de riscos sociais. Os participantes são, na maioria, moradores de vilas e favelas dos bairros Santa Tereza (Vila Dias e São Vicente), Pompeia, Taquaril, Serra e Santa Efigênia.
Guiados pelo atual presidente, Ângelo Lima (Pantyola) – nascido e criado em Santa Tereza -, e que cresceu no Bloco, os participantes recebem oficina de percussão e têm a oportunidade de conhecer o universo do Carnaval. “Reunimos aproximadamente 100 crianças e adolescentes a cada ano, passamos técnicas artísticas, lições de cidadania, amor e disciplina. Acreditamos que assim podemos contribuir para que busquem bons caminhos, longe das drogas e do crime”, explica Pantyola, que dirige o Bloco com a ajuda de voluntários. A turma está ensaiando de quarta a domingo, na parte de baixo do Viaduto que liga Santa Tereza à Avenida Andradas (quando chove) e na Praça Duque de Caxias (quando não chove).
Serviço:
Desfile do Bloco “Inocentes de Santa Tereza”
Dia: 8/02/16, segunda-feira, a partir das 19 horas
Local: Avenida Afonso Pena, centro, BH
Desfile do Bloco “Os Inocentes e a Santê”
Dia: 9/02/16, terça-feira, a partir das 11h
Local: Concentração na rua Grafito, esquina com Rua Mármore, bairro Santa Tereza.
17 de fevereiro de 2019
16 de fevereiro de 2019
15 de fevereiro de 2019
15 de fevereiro de 2019