Os Inocentes de Santa Tereza presentes no Carnaval - Santa Tereza Tem
Logo

Os Inocentes de Santa Tereza presentes no Carnaval

Os Inocentes de Santa Tereza presentes no Carnaval do bairro e da cidade

Ensaio Bloco Inocentes
Ensaio da bateria do Bloco, com regência de Pantyola, na Praça de Santa Tereza

Os Inocentes de Santa Tereza este ano desfilam nas ruas do bairro e na Avenida Afonso Pena homenageando uma manifestação urbana que já foi alvo de muito preconceito e recentemente vem sendo aceita como cultura urbana e contemporânea. “Odisseia do grafite” é o tema do Bloco, que coloca o grafite como arte milenar, ao associa-lo às grafias e figuras rupestres desenhadas nas pedras no tempo das cavernas, ao mesmo tempo em que o reconhece como elemento fundamental da cultura hip-hop revelada nas últimas décadas.

O grafite que hoje ganha espaço em muros, ruas, viadutos e até em centros de arte, por muito tempo esteve escondido e marginalizado nas favelas e periferias. Ao ressaltar o tema, Os Inocentes de Santa Tereza homenageia e pretende dar visibilidade a grafiteiros e grafiteiras que ajudam a colorir os horizontes das cidades.

Tradição em Santa Tereza

Os Inocentes de Santa Tereza carregam uma tradição de mais de quatro décadas, que tem atravessado gerações e marcado presença no Carnaval de Belo Horizonte desde 1973, tanto na avenida de desfile de blocos do Carnaval oficial da cidade, quanto na folia do bairro. Um dos primeiros blocos a serem fundados no Santa Tereza, é hoje o mais antigo em atividade.

O desfile oficial do Os Inocentes de Santa Tereza será na segunda-feira de Carnaval, 8/2, na avenida Afonso Pena, centro de Belo Horizonte. E no dia seguinte, 9/2, o bloco desfila pelo bairro, apresentando “Os Inocentes e a Santê”, cortejo que alegra os moradores de Santa Tereza. A concentração será a partir das 11h, na Rua Grafito esquina com Rua Mármore.

O Bloco Os Inocentes de Santa Tereza tornou-se um relevante projeto sócio-cultural da região, por beneficiar crianças e adolescentes em condições de riscos sociais. Os participantes são, na maioria, moradores de vilas e favelas dos bairros Santa Tereza (Vila Dias e São Vicente), Pompeia, Taquaril, Serra e Santa Efigênia.

Guiados pelo atual presidente, Ângelo Lima (Pantyola) – nascido e criado em Santa Tereza -, e que cresceu no Bloco, os participantes recebem oficina de percussão e têm a oportunidade de conhecer o universo do Carnaval. “Reunimos aproximadamente 100 crianças e adolescentes a cada ano, passamos técnicas artísticas, lições de cidadania, amor e disciplina. Acreditamos que assim podemos contribuir para que busquem bons caminhos, longe das drogas e do crime”, explica Pantyola, que dirige o Bloco com a ajuda de voluntários. A turma está ensaiando de quarta a domingo, na parte de baixo do Viaduto que liga Santa Tereza à Avenida Andradas (quando chove) e na Praça Duque de Caxias (quando não chove).

Serviço:

Desfile do Bloco “Inocentes de Santa Tereza”
Dia: 8/02/16, segunda-feira, a partir das 19 horas
Local: Avenida Afonso Pena, centro, BH

Desfile do Bloco “Os Inocentes e a Santê”
Dia: 9/02/16, terça-feira, a partir das 11h
Local: Concentração na rua Grafito, esquina com Rua Mármore, bairro Santa Tereza.

 

Anúncios