Quintal Escola da Leste, escola alternativa
Logo

Quintal Escola da Leste, escola alternativa

Quintal Escola da Leste, escola alternativa em Santa Tereza, cuja premissa é preservar a infância e aprender brincando, de preferência em um quintal

quinta da leste copy

Pais da Associação Quintal da Leste fazem mutirão para preparar a escola Foto/crédito: Elisa Marques

Uma das preocupações de quem tem filhos pequenos é a escola em que vai matriculá-los e, principalmente, se atende o tipo de ensino que idealiza para eles e sim estarão felizes. Foi a partir disso que casais amigos, moradores da região Leste de Belo Horizonte, começaram a discutir sobre o alto preço das escolas privadas e a dificuldade de encontrar uma instituição de ensino que tivesse um projeto pedagógico de acordo com o que desejavam para seus filhos.

Tiveram a ideia de se unir para criar uma escola dentro do que imaginavam como a ideal, para assegurar uma educação integral às crianças, onde elas pudessem aprender, não só o ensino formal, mas também a convivência social, o respeito ao próximo, contato com a natureza, um quintal para brincar e preservar a infância.  Daí surgiu a Associação Quintal de Educação, uma entidade sem fins lucrativos,  responsável pela implantação da Quintal Escola da Leste.

O antropólogo Nian Pizzolati, morador do Sagrada Família e pai do menino Lino (2 meses),  um dos integrantes da Associação conta que para ir da ideia à prática  os pais e mães começaram a estudar as leis e as diversas correntes pedagógicas, buscando aquela que mais se encaixava nas suas propostas. “No início éramos 15 pais, mas com o boca a boca o grupo foi crescendo, e atualmente já são 25. Contratamos um profissional de pedagogia para nos auxiliar, tendo sempre em vista trabalhar para mudar a relação dos pais com a escola, com todos atuando juntos, cada um fazendo sua parte”.  

Ao matricular a criança na escola, um dos pais torna-se associado, com responsabilidades compartilhadas e um envolvimento maior do que nas escolas tradicionais. A gestão da escola será realizada por comissões de mães e pais, organizadas por temas como finanças, administração, apoio pedagógico, infraestrutura, alimentação. Além disso, a cada dia da semana um deles é responsável por ajudar as professoras.

O projeto pedagógico, segundo Nian, esta sendo construído a partir de outras experiências que deram certo, aproveitando o que foi bom de cada uma. Mas uma coisa eles fazem questão, o espaço com um  grande quintal para que as crianças possam brincar, ter contato com a terra, plantar e correr. Assim, a nova escola irá funcionar em Santa Tereza, onde a Associação alugou uma casa, à Rua Amianto, 272, com um amplo quintal na frente, onde há uma romãzeira e uma jabuticabeira.

Funcionamento

A casa está passando por reformas e adaptações  para receber os pequenos. A limpeza do quintal está sendo feita por meio de mutirão com a participação dos associados, que fazem questão de colocar a mão na massa ou melhor na terra.

O primeiro dia de aula está previsto para 16 de fevereiro com funcionamento no turno da tarde e dependendo da demanda poderá ser aberto o turno da manhã. A unidade oferece 54 vagas e as matrículas podem ser feitas pelo quintalescoladaleste@gmail.com. Serão duas turmas de educação infantil de 2 a 5 anos, e o berçário para cerca de dez bebês, de 0 a 2 anos.

Mais informações: 31.99669-6933 / 98683-1209,  pela página do Facebook    e pelo site

 

 

Anúncios