Salve a Mata do Planalto
Logo

Salve a Mata do Planalto

Salve a Mata do Planalto é o pedido de moradores da região do Planalto, na zona Norte de Belo Horizonte, que prometem manifestação na porta do COMAN

salve a mata
Manifestação em prol da Mata do Planalto

No dia, 22 de dezembro, às 13h, o  Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAN) tem uma importante missão: Salvar a Mata do Planalto, a última área de Mata Atlântica preservada na cidade, da especulação imobiliária. Para isso é preciso que os conselheiros tenham coragem de referendar o parecer da Procuradoria Geral do município pelo cancelamento da Licença Prévia e não coloque em votação nova licença a Rossi Residencial/Petiolare Empreendimento/Direcional Construtora na reunião do dia 22 de dezembro de 2015,  em Belo Horizonte.

Os moradores da região vêm travando, já há algum tempo, uma dura luta para conseguir preservar os 200 mil metros e é composta por áreas particulares e pelo Parque do Bairro Planalto, que está ameaçada de ser destruída, cedendo espaço para o levantamento de prédios residenciais, ao lado do Parque do Planalto.   Uma grande manifestação está programada para amanhã, 22, às 13h, na porta do Coman, Avenida Afonso Pena, 4000, Mangabeiras. 

salve a mata 2

 Os ativistas que defendem a mata, que tem importância, não só para a região, mas para toda cidade, convidam todos que puderam para participar da manifestação. Isso, porque o Parque do Planalto, criado em 1996 em uma área de 25 mil metros quadrados,  abriga  várias nascentes. O pesquisador Iury Valente identificou aproximadamente vinte nascentes no local da construção e outras localizadas de 50 a 100 metros do local previsto para o empreendimento. “Essas nascentes ajudam a compor o corpo d’água do Córrego Bacuraus, um afluente do Ribeirão Isidoro, que alimenta o Rio das Velhas, uma das fontes de captação de recursos hídricos que atende à população de Belo Horizonte”, segundo ele.

A questão é que contrariando o parecer da Procuradoria Geral do Município, que referendou o cancelamento da Licença Prévia (LP) concedida em janeiro de 2015, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, COMAM, coloca a LP novamente em pauta para votação no dia 22 de dezembro, às vésperas do feriado de Natal. O pedido de concessão de uma nova Licença Prévia foi feito pela Rossi Residencial, pela Petiolare Empreendimento e pela Construtora Direcional. O projeto prevê dezesseis prédios totalizando mais de setecentos e cinquenta unidades residenciais, além de mil e trezentas vagas de garagem.

Os movimentos em defesa do verde na cidade enfatizam a importância da preservação integral da Mata do Planalto. “Em meio à grave crise hídrica que atinge o país, aproximadamente vinte nascentes correm o risco de desaparecer com a construção do condomínio residencial na região norte da cidade. Elas estão em uma área de quase duzentos mil metros quadrados, último reduto com vegetação remanescente da mata atlântica da capital mineira”, explica Magali Trindade, presidente da Associação de Moradores do bairro Planalto. 

“A Prefeitura de Belo Horizonte pede que a população economize água mas ao mesmo tempo permite a destruição de uma área que abriga tantas nascentes”, questionaram participantes nas audiências públicas realizadas nos últimos meses e que debateram a construção do condomínio residencial na Mata do Planalto. A incoerência entre o discurso e a prática da Prefeitura de Belo Horizonte foi lembrada nas discussões na Câmara Municipal de Belo Horizonte. A cidade que recebeu o título de “a melhor capital e a segunda melhor cidade do Brasil para se viver” estaria sistematicamente destruindo suas áreas verdes e beneficiando a atuação de construtoras e grupos imobiliários, na opinião de vereadores e outros participantes das audiências públicas.

Além da destruição das nascentes, preocupações com a crescente impermeabilização do solo, as alterações no microclima, a perda da biodiversidade, da qualidade de vida na cidade, os impactos viários devido às vias já congestionadas na região foram algumas das questões apresentadas pelos integrantes e apoiadores.

Saiba mais na página  movimento Salve a Mata do Planalto.

Anúncios