Região Leste recebe Nova Unidade de Pronto Atendimento
Logo

Região Leste recebe Nova Unidade de Pronto Atendimento

Região Leste recebe Nova Unidade de Pronto Atendimento, instalada na Avenida Andradas, com maior capacidade

Upa Leste
Foto: Breno Pataro / Divulgação PBH

Moradores de bairros da Região Leste de Belo Horizonte contam agora com nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que foi transferida da Rua 28 de Setembro, 372, no bairro Esplanada, para a Avenida dos Andradas, esquina com a Rua Caravelas, no Vera Cruz. A mudança foi feita para atender exigência de moradores da região, feita por meio do Orçamento Participativo (OP), por uma localização mais acessível à UPA. Com maior extensão e capacidade de atendimento, a unidade foi entregue à população no dia 10 deste mês e está em funcionamento.

Segundo informações da Prefeitura, a UPA Leste tem agora capacidade para realizar até 500 atendimentos por dia, cerca de 200 a mais que no espaço anterior. A nova sede recebeu investimento de R$ 11,6 milhões, tem uma área construída de 2.021 m². Em dois andares, estão instalados nove consultórios médicos, laboratório, sala de cirurgia com dois blocos exclusivos para atendimentos de urgências cirúrgicas, sala de emergência com quatro leitos de reanimação, 14 leitos de semi-internação para internação de adultos, duas salas de classificação de risco com visão direta para a espera externa.

A unidade da UPA Leste também conta com sistema de raio-x com imagem digital, espaço exclusivo para medicação de pacientes, ala de inalação pediátrica e banheiro exclusivo para acompanhantes. Outra inovação é a instalação de sistema individual, nos leitos, para chamar a enfermagem. O fluxo de atendimento será feito de forma separada, com entrada exclusiva de emergência para pacientes em situação de risco de morte. A acessibilidade também foi priorizada e a unidade oferece aos portadores de necessidades especiais três elevadores de acesso, instalações sanitárias adaptadas e vagas de garagem exclusivas.

A equipe médica é composta por cinco clínicos, dois pediatras, um cirurgião, 13 técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, dois bioquímicos e três técnicos de laboratório, além de funcionários nos setores administrativo, de limpeza e segurança.

Como funcionam as UPAs

As UPAs funcionam todos os dias da semana, de modo ininterrupto, por 24 horas, incluindo feriados e pontos facultativos. Essas unidades realizam o atendimento pré-hospitalar, ou seja, atendimento de casos agudos ou crônicos agudizados, assim como a estabilização de casos graves até a transferência destes para uma unidade hospitalar, quando necessário. Em Belo Horizonte, 96,5% dos casos são solucionados nas próprias UPAs.

Com a recente inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento da região Noroeste, a UPA Odilon Behrens (Rua Dr. João Carvalhais de Paiva, 85, bairro São Cristóvão), Belo Horizonte passa a contar com nove UPAs, uma em cada região da cidade, com capacidade para realizar, em média, 55 mil atendimentos por mês.

Esses equipamentos funcionam com um processo de Acolhimento com Classificação de Risco, de acordo com o Protocolo de Manchester, que prioriza o atendimento dos pacientes mais graves. A classificação de risco é feita pelas cores vermelha, laranja, amarelo e verde. O objetivo do protocolo é estabelecer a prioridade para atenção médica de acordo com a gravidade do caso de cada paciente avaliado.

Fontes: Regional Leste e Portal PBH

Anúncios