A Cultura do Grafite: por um direito das ruas
Logo

A Cultura do Grafite: por um direito das ruas

A Cultura do Grafite: por um direito das ruas é o livro escrito por pesquisadora e advogada, lançado neste sábado (12/12)

Livro Grafite
Livro aborda a cena do grafite em BH

A cultura do grafite: por um direito das ruas, da pesquisadora e advogada Mariana Fernandes Gontijo, parte de um descompasso entre a Lei de Crimes Ambientas – Lei 9.605/98 – e a Constituição de 1988 para analisar as práticas artísticas e culturais do grafite em Belo Horizonte. O objetivo da obra é demonstrar como essas práticas são constituintes do patrimônio cultural brasileiro, ao lado do hip hop e da pixação, manifestações culturais também trabalhadas de forma consistente no livro. Além disso, a autora aponta o caráter político dessas práticas, tratando-as como participação política efetiva no que diz respeito à defesa e à afirmação do grafite como cultura, e não crime. 

Com uma investigação antropológica de fôlego, Mariana mergulha no universo da cultura de rua, realizando trabalho de campo no Duelo de MC’s no ano de 2011, época em que este evento espontâneo da cultura hip hop ainda acontecia todas as sextas-feiras no Viaduto de Santa Tereza, em Belo Horizonte. A autora discute os aspectos jurídicos e troca ideias com personagens importantes da rua. Um bom exemplo é o relato de campo com DJ Roger Dee, integrante do coletivo Família de Rua, um dos pioneiros no grafite nos anos de 1980. No que pode ser considerado uma aula sobre o grafite, Roger conta das suas inspirações, da rua daquela época e de suas experiências.

O lançamento do livro A cultura do grafite: por um direito das ruas acontece no próximo dia 12, sábado, às 15h, no Espaço Comum Luiz Estrela. Durante o lançamento, o som será comandado pelo Abu (dj set). A partir das 17h30, o evento inicia uma programação especial com um recorte da cena hip hop de BH, com pockets shows de abertura do Crime Verbal, e em seguida de Vinição, com seu recém-lançado EP “É Essa Fita Memo”. Para fechar a noite, até às 21h, o palco estará com microfones abertos.

MarianaGontijo

Sobre a autora 

Mariana Fernandes Gontijo é advogada, mestre em Filosofia do Direito pela UFMG, onde também foi pesquisadora e orientadora de campo da Frente da Cultura de Rua, do Programa cidade e Alteridade da faculdade de Direito. Atualmente, trabalha como advogada nas áreas de direito cultural, civil, urbanístico e do terceiro setor.

Lançamento: A cultura do grafite: por um direito das ruas
Autora: Mariana Fernandes Gontijo
Páginas: 144
Editora: Quintal Edições
Valor: R$ 30,00 no lançamento
Data: 12/12
Horário: 15h
Local: Espaço Comum Luiz Estrela
Endereço: rua Manaus, 348, São Lucas, Belo Horizonte
Contato: 31 91947718 / 31 3018-5097

Anúncios