Parklet chega a Santa Tereza
Logo

Parklet chega a Santa Tereza

Parklet chega a Santa Tereza e chama a atenção de moradores e visitantes

Parklet BarSante
O primeiro parklet do bairro foi instalado na Rua Dores do Indaiá

Uma nova tendência em urbanismo acaba de chegar ao Santa Tereza. O bairro que une tradição e modernidade tem agora seu primeiro parklet, que é uma minipraça pública construída em vagas de carros. A novidade foi instalada na primeira semana de dezembro pelo BarSantê, ocupa duas vagas em frente ao estabelecimento, à Rua Dores do Indaiá, e está mudando a rotina do local.

O espaço conta com bancos, jardineiras e plantas. Com acesso irrestrito durante o dia e a noite, vem sendo compartilhado por pedestres, moradores da região, frequentadores da rua e do bar. “Ficou muito bonitinho e agradável. Eu Gostei, muito bom mesmo!”, aprovou Maria de Lourdes Toffani, a Dona Lourdinha, que é moradora da rua vizinha Divinópolis.

Parklet moradores_compacta
Moradores fazem uso do novo espaço público

Vívian Nunes, proprietária do BarSantê, conta que a intenção é oferecer mais um espaço de lazer e socialização para moradores e visitantes, de todas as idades, além de criar um visual bonito para a rua e para o bairro. “Feito com materiais reutilizados, como paletes, grades e garrafas pet, o local foi idealizado para ser ecologicamente sustentável e ajudar no equilíbrio do clima, ao mesmo tempo em que decora o ambiente. Por isso, convocamos a comunidade para ajudar a florir e preservar a vegetação do paklet. Fiquem à vontade para trazer mais flores, mudas e ideias”, convida Vívian, adiantando que em breve fará a inauguração do novo espaço, junto aos vizinhos.

Vivian e Jefferson_compacta
Vívian Nunes e Jefferson Laureano, BarSantê, convidam a comunidade a manter o parklet florido e bem preservado

O projeto é da A.Trio Arquitetura e Urbanismo e foi aprovado dia 6 de novembro, pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. “Buscamos democratizar o uso da rua, despertando uma nova percepção do espaço público pelos usuários. As pessoas passaram a contar com um novo espaço de convivência no local que antes era utilizado em beneficio privado, para uso de veículos particulares. Assim, os parklets proporcionam uma nova forma de pensar e vivenciar a cidade”, explica a arquiteta e urbanista Danielle Jorge.

Varandas urbanas

Os primeiros parklets surgiram na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, em 2010. No Brasil, o conceito chegou em 2013, trazido pela ONG Instituto Mobilidade Verde. Hoje em dia, estão bastante difundidos, principalmente em São Paulo, e começam a ganhar força na capital mineira. Por meio do programa “Varandas Urbanas”, a Prefeitura de Belo Horizonte aprovou 18 propostas de parklets, a maioria deles já instalados, em diversas regiões da cidade.

Reportagem: Brígida Alvim. Fotos: Franz Petrucelli e Brígida Alvim.

Anúncios