Rua de Santa Tereza é palco de filmagem - Santa Tereza Tem
Logo

Rua de Santa Tereza é palco de filmagem

Rua de Santa Tereza é palco de filmagem neste domingo, 23, a partir das 17h, de um dos episódios da série A Horla

Por Eliza Peixoto e Brígida Alvim

Se você passar pela Rua Conselheiro Rocha, no perímetro do número 1.800, não se assuste se encontrar uma movimentação diferente com pessoas feridas e caídas na calçada. Trata-se da filmagem da websérie A Horla, cuja direção e roteiro é de Cláudio Costa Val, que dirige a Escola Livre de Cinema, em Santa Tereza. A filmagem, que começou no princípio do mês, tem como locação também o distrito de Nova Lima e São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos.

Filmagem na Rua Amianto

O roteiro é inspirado no conto O Horla (Le Horla), do francês Guy de Maupassant (1850-1893), publicado em 1887. A série revelará ao espectador uma história em que os personagens lutam pela preservação, não só da vida, mas da nossa condição humana. Na trama, o planeta Terra é invadido pelos “horlas”, criaturas destrutivas e cruéis, invisíveis a olho nu, que destroem grande parte da humanidade. A série começa a partir da luta dos sobreviventes para não deixar a espécie humana se extinguir.

Em Santa Tereza será gravado o encerramento do episódio#1 da série, que trata do momento posterior à invasão dos horlas. Muita gente ficará ferida e pessoas cairão mortas na rua. A cena, segundo o diretor Cláudio Costa Val é importantíssima para a série e serão usadas várias câmeras, uma grua e muitos closes. “Será uma aventura inesquecível para todos que dela fizerem parte”, afirma ele.

Participam desta gravação muitos figurantes, que participam da aventura sem cachê, pois a produção é independente e realizada com recursos próprios, ou seja, dinheiro curto.

Tendência mundial

Cláudio Costa Val

A primeira temporada da série Horla terá sete episódios e será lançada em novembro deste ano, disponibilizada ao público através de um canal de internet. Paralelamente, a equipe prepara uma versão longa-metragem para exibir em cinemas de Belo Horizonte e em festivais nacionais.

Para Cláudio Costa Val, o formato em série é uma tendência mundial que vem sendo incorporada pelo cinema brasileiro. “Entre as produções nacionais que vão para a tela (cinema), 90% são da Globo Filmes. Ou seja, as chances para o produtor independente nesse meio são mínimas, mas em contraponto temos a tv a cabo e a web, onde podemos encontrar público e demanda. A série tem a vantagem de oferecer ganchos dramáticos, que envolvem o espectador e permitem continuidade. Horla é uma série de drama e suspense, com uma certa dose de terror e muita ação. Nosso plano é conseguir comercializar o projeto a partir da segunda temporada”, explica o diretor.

Série Horla, 1ª Temporada, em 7 episódios

aula - fogo cruzado
Para a ação, atores treinam manuseio de armas

ELENCO: Ronaldo Jannotti, Paula Santiago, Cláudio Costa Val, Lílian Campomizzi, Abdon Braga, Wilson Mingote, Bárbara Nunes de Miranda, José Bueno, Anne Caldeira, Tásia d’Paula, Allan Calisto, Lucas de Filippo, Fabiano Persi, Graciela Bohórquez Grondona, Paulo Udi, Mariana Araújo, Diva Carvalhar, Lucas Sangy, Yasmin Silveira, Nivaldo Pedrosa, Roberto Raquino, Leônidas José, JG Franklin, Rodrigo Santos, Edu Costa, Marcelo Lima.

EQUIPE TÉCNICA: Cláudio Costa Val (direção, roteiro e produção), Carlos Magno Ribeiro (cenas de ação), Álvaro Starling (direção de fotografia, câmera e montagem), Alberto Wu (assessoria em armamentos e tiro), André Castro (direção de produção), Júnia Melillo (concepção do horla), Fabíola de Paula (maquiagem), Luana Vitra e Fabíola de Paula (figurinos), Bruno Greco e Rodrigo Molinsky (operados de câmera), Daniela Timponi (continuísta e produção), Cláudio Costa Val e Thomas Lopes Whyte (cenários), Guilherme Pacheco e Peterson Ferreira (som direto), Eduardo Fonseca e Cláudio Costa Val (música original), Filipe Tavares (operador de câmera, still e montagem), Vanessa Del Negri (montagem), Lurival Jones (FX), Caetano Drumond (arte gráfica e assistente de fotografia), Sebastião Bicalho, Thomas Lopes Whyte, Lu Borges e Felipe Fraga Costa Val (assistentes de produção).

Clique nos links e confira os teasers da websérie:

Série Horla Teaser 1

Série Horla Teaser 2

Anúncios