Fundada Associação dos Mestres e Maestros do Candomblé Brasileiro - Santa Tereza Tem
Logo

Fundada Associação dos Mestres e Maestros do Candomblé Brasileiro

Fundada a Associação dos Mestres e Maestros do Candomblé Brasileiro (AMMCB) durante Encontro dos Mestres e Maestros do Candomblé, em Contagem

candomble zu moreira copy
Participantes foram caracterizadas com suas roupas de santo

Um grupo de ogãs criou neste domingo a Associação dos Mestres e Maestros do Candomblé Brasileiro (AMMCB). A assinatura da ata de posse foi realizada durante o Encontro dos Mestres e Maestros do Candomblé, realizado na Escola Municipal Heitor Vila Lobos, em Contagem, no domingo, 19. A diretoria é constituída por 12 membros de vários Estados. Foram eleitos presidente e vice-presidente respectivamente Sidney Leal de Oliveira e Kléber Carreiras.

 Durante o encontro foi também realizado um debate sobre intolerância religiosa e uma equipe de audiovisual coordenada pela fotógrafa Júlia Lanari gravou depoimentos de mestres como Mobá Sidney (SP), Euandilu (RJ) e Mãe Norma de Nanã (BH), representando a umbanda. O objetivo é produzir um material didático sobre a religião de matriz africana, seguindo a Lei 10.639 que prevê o ensino obrigatória da história da África.

 Uma homenagem, com a entrega do Troféu Axogum Paulo Afonso, foi prestada aos mestres e maestros de destaque na cultura de matriz africana. Com 37 anos de iniciação no Candomblé, Paulo Afonso Moreira é um dos ogãs que mais se destacam na luta pela preservação da tradição religiosa. Advogado, o Axogum integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG.

 O ogã é um cargo em que uma das funções é zelar pelo terreiro onde é feito o culto. Outra característica é que o ogã não incorpora. O Candomblé é um culto ou religião de origem africana que foi trazida para o Brasil pelos escravos. Os seguidores do candomblé prestam culto aos orixás, que são deuses ou divindades africanas que representam as forças da Natureza.

Fotos/ Crédito: Zu Moreira

Anúncios