Mostra Benjamin de Oliveira: negras e negros em cena - Santa Tereza Tem
Logo

Mostra Benjamin de Oliveira: negras e negros em cena

Mostra Benjamin de Oliveira: negras e negros em cena na capital, de 13 a 24 de maio

Teatro, dança e e performance protagonizados por atores e atrizes negros

Teatro, dança e e performance protagonizados por atores e atrizes negros

Em sua 3ª edição, a Mostra Benjamin de Oliveira será palco de apresentações de teatro, dança e performance protagonizados por atores e atrizes negros. O evento é realizado na capital, de 13 a 24 de maio, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna e na Associação Cultural Tambor Mineiro. A proposta é oferecer um espaço de difusão e valorização do trabalho de atores e atrizes negros, reunindo performances e espetáculos de teatro e dança, lançamento de livros e de álbum, e encontros para debates e reflexão. Todas as apresentações e atividades são gratuitas. 

Será na Mostra Benjamin de Oliveira a estreia do novo espetáculo solo do bailarino Rui Moreira, CO ÊS, desenvolvido sob a orientação do coreógrafo internacionalmente reconhecido Patrick Acogny. A Mostra recebe também o festejado Coletivo Negro, de São Paulo, com {ENTRE}; os espetáculos Sapiências e Transbordas da Laia Cia de Danças Urbanas; e o projeto de dança-performance Maravalhas, de Benjamin Abras, que será criado por meio de uma oficina dentro da própria Mostra. 

Rui Moreira abre a Mostra

Rui Moreira abre a Mostra no dia 13, com o espetáculo Co ês. Foto: Daniel Moreto / Divulgação

{Entre}, Sapiências, Transbordas e Maravalhas foram selecionados para compor a programação entre 153 propostas vindas de mais de 50 cidades de 16 estados brasileiros. A curadoria foi formada por Grace Passô, Mauricio Tizumba e Alexandre de Sena. 

Completando a programação, estão o espetáculo Madame Satã, do Grupo dos Dez, e Feito de Som e Fúria, a nova produção do Breaking no Asfalto. Ao lado das artes cênicas, a Mostra Benjamin de Oliveira ainda irá receber o show de lançamento do álbum Galanga Chico Rei, de Tizumba com produção musical de Sergio Santos, e o lançamento do catálogo Percursos do Sagrado: Irmandades do Rosário de Belo Horizonte e entorno. 

Atividades arte-educativas 

As propostas formativas também farão parte da Mostra, que realizará dois encontros dedicados ao debate e à troca: uma roda de conversa com o Coletivo Negro, intermediada por Alexandre de Sena, integrante do PLATEIA – Rede de Formação Artística; e outra sobre o livro “Africanidades e relações raciais: insumo para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil”, com a presença de autores e da organizadora Cidinha da Silva.

Madame Satã, do Grupo dos Dez, entra em cartaz no dia 20

Madame Satã, do Grupo dos Dez, entra em cartaz no dia 20. Foto: Letícia Souza / Divulgação

Antes de cada espetáculo da Mostra serão apresentados episódios da série Heróis de Todo Mundo, iniciativa que faz parte do A Cor da Cultura, projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira por meio de programas audiovisuais, fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares e o Canal Futura. A série apresenta a biografia de brasileiros afrodescendentes que se destacam na cultura, história, ciência e vida política do país. 

A terceira edição da Mostra Benjamin de Oliveira conta com patrocínio da Petrobras por meio do 3o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, e é realizada pela Cia Burlantins em parceria com a produtora cultural Napele Produções Artísticas. 

Benjamin de Oliveira 

Criada em 2013, a Mostra Benjamin de Oliveira surgiu como uma homenagem da Cia Burlantins ao primeiro palhaço negro do país e criador do circo-teatro brasileiro. Nascido em 1870, Benjamin de Oliveira era chamado de “Rei dos Palhaços”. Ao longo de suas edições, a Mostra vem se posicionando como um espaço de difusão e valorização do trabalho de atores e atrizes negros, buscando atuar na contramão de uma invisibilidade histórica desses corpos políticos. Sendo assim, a Mostra pretende-se espaço artístico, de reflexão, de formação, de luta e de resistência.  

Programação:  

Co ÊS / Rui Moreira [Dança / Belo Horizonte
13/05 e 14/05, quarta-feira e quinta-feira, às 20h // classificação livre // Teatro Oi Futuro Klauss Vianna 

{ENTRE} / Coletivo Negro [Teatro / São Paulo]
15/05, sexta-feira, às 20h // classificação 16 anos // 90 minutos // Teatro Oi Futuro Klauss Vianna 

Sapiência e TransBORDAS / Laia Cia. de Danças Urbanas [Dança / Belo Horizonte]
16/05, sábado, às 20h // Classificação livre // 45 minutos // Teatro Oi Futuro Klauss Vianna 

Roda de conversa com o Coletivo Negro
16/05, sábado, às 14h // Classificação livre // Associação Cultural Tambor Mineiro 

Madame Satã / Grupo dos Dez [Teatro / Belo Horizonte]
20/05, quarta-feira, às 20h // Classificação 16 anos // 80 minutos // Teatro Oi Futuro Klauss Vianna 

Roda de conversa sobre o livro “Africanidades e relações raciais: insumo para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil”
21/05, quinta-feira, às 19h30 // Classificação livre // Teatro Oi Futuro Klauss Vianna 

Lançamento do livro “Percursos do Sagrado: Irmandades do Rosário de Belo Horizonte e entorno”
22/05, sexta-feira, às 20h // Classificação livre // Teatro Oi Futuro Klauss Vianna 

Maravalhas / Benjamin Abras [Dança | Performance / Contagem]
23/05, sábado, às 19h // Classificação livre // Teatro Oi Futuro Klauss Vianna

Feito de Som e Fúria / Breaking no Asfalto [Dança / Belo Horionte]
23/05, sábado, às 20h // Classificação livre // Teatro Oi Futuro Klauss Vianna 

Galanga Chico Rei / Maurício Tizumba [música / Belo Horizonte]
24/05, domingo, às 19h // Classificação Livre // 60 minutos // Teatro Oi Futuro Klauss Vianna 

SERVIÇO
Mostra Benjamin de Oliveira
Dias: 13 a 24 de maio
Locais: Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (Avenida Afonso Pena, 4001 – Mangabeiras)
Associação Cultural Tambor Mineiro (R. Ituiutaba, 339 – Prado)
Entrada gratuita
Mais informações: burlantins.com.br/benjamin

PONTO DE ENCONTRO
Para promover encontro e trocas, a Mostra Benjamin de Oliveira convida o público para o espaço de confraternização BenjaBAR, samba com Maurício Tizumba e convidados, na Associação Cultural Tambor Mineiro. Dias 16, 17, 22 e 23 de maio, sextas-feiras e sábados, às 22h. Entrada: R$ 15,00.

Anúncios