Santa Tereza debate o Mercado Distrital - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza debate o Mercado Distrital

11145919_886566628053791_1687000781_n

Salve Santa Tereza convoca a comunidade

Santa Tereza debate o Mercado, em assembleia realizada nesta quinta-feira, 16/04, no coreto da Praça Duque de Caxias. Juntamente com a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), o movimento Salve Santa Tereza convida toda a comunidade a participar do encontro para discutir as questões que envolvem o Mercado e o projeto elaborado coletivamente, o Mercado Vivo + Verde. 

“No projeto são contempladas sugestões dos moradores, como a instalação de uma feira de produtos de hortifrutigranjeiros, comércios como farmácia e padaria, serviços como caixas eletrônicos, espaços para reuniões, exposições artísticas, atividades de lazer e convivência para idosos, crianças e adolescentes do bairro, além de oficinas profissionalizantes”, detalha Maria Guiomar Frota, membro do Salve Santa Tereza e da ACBST.  

O projeto foi elaborado pelo Salve Santa Tereza considerando os ensejos apresentados por moradores em diversas reuniões realizadas a partir de 2013, quando o Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur) aprovou a flexibilização da ADE – Área de Diretrizes Especiais do bairro, para permitir a construção de uma escola automobilística no espaço do Mercado Distrital, pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Após quase dois anos de batalhas e manifestações contrárias à decisão, os moradores saíram vitoriosos, com a inclusão do Mercado na Proteção do Conjunto Urbano do Bairro Santa Tereza pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte e pela desistência do Sistema Fiemg em investir no espaço, anunciada pelo site Santa Tereza Tem no dia 21 de março de 2015, na reportagem Futuro do Mercado de Santa Tereza.

???????????????????????????????

Reuniões são realizadas semanalmente na Praça Duque de Caxias

No dia seguinte à publicação, o prefeito Márcio Lacerda anunciou a intenção de instalar um museu afro-brasileiro no espaço, em parceria com o cônsul do Senegal e afirmou que já ter oficializado convite à embaixada dos países africanos  e estar aguardando resposta. Diante da novidade, o Movimento Salve Santa Tereza pretende continuar defendendo os interesses dos moradores. “A ideia é avaliar com os moradores o projeto e demarcar quais os pontos que não abriremos mão e os que são negociáveis, para garantir a participação e os benefícios da comunidade do bairro. A partir daí, vamos convocar uma reunião com os representantes do projeto do Centro de Referência Negra, para tentarmos conciliar as demandas”, planeja Karine Carneiro, integrante do Salve Santa Tereza.

 

Operação Urbana Consorciada 

Outro tema de importância para o bairro é a Operação Urbana Consorciada Antônio Carlos-Pedro I/Leste-Oeste (OUC ACLO), onde Santa Tereza está inserido, especialmente a área onde está a Vila Dias e a Rua Conselheiro Rocha. 

Integrantes do movimento Salve Santa Tereza têm acompanhado de perto as audiências sobre a Operação Urbana Consorciada Antônio Carlos-Pedro I/Leste-Oeste (OUC ACLO), como a reunião realizada no dia 14/04, para apresentação pelos técnicos da prefeitura de Belo Horizonte do que está previsto para a Regional Leste.  Assim, durante o encontro de hoje, na Praça, os moradores serão informados também sobre o que está previsto na OUC ACLO no que diz respeito ao bairro. 

Assembleia Salve Santa Tereza
Dia: 16/04/2015, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Praça Duque de Caxias, em frente ao coreto. 

Para saber mais acesse a página do Facebook: Salve Santa Tereza

Anúncios