A arte de Menote Cordeiro e Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

A arte de Menote Cordeiro e Santa Tereza

 A arte de Menote Cordeiro e Santa Tereza

Menote Cordeiro

Menote Cordeiro

A singularidade e a beleza das casas, jardins e ruas de Santa Tereza sempre despertam a criatividade e a sensibilidade das pessoas, especialmente dos artistas. Um deles é Menote Cordeiro, que, há 20 anos, ao se mudar de Janaúba para o bairro, não ficou de fora desse envolvimento artístico e emocional. Segundo Menote, “foi amor à primeira vista e sempre venho fotografando as casas e as ruas de Santa Tereza. Logo houve uma identificação entre mim e o bairro, que transmite uma tranquilidade às pessoas, como a tranquilidade que quero conservar em mim e o ambiente que me rodeia”.

A forma de externar esses sentimentos, o artista, como não poderia deixar de ser, encontrou na arte da fotografia, da pintura e do desenho, em uma mistura de cores e traços. Assim, ele explica, “a arte que crio, tem como base o registro das cores, as boas memórias, que a vida nos proporciona”.

Azul de Santa Tereza é a imagem do Movimento Salva Santa Tereza

Azul de Santa Tereza é a imagem do Movimento Salva Santa Tereza

A ligação do artista com o bairro ganhou uma forma especial na criação da imagem que representa o movimento Salve Santa Tereza. “Esse trabalho, utilizado na confecção de imã de geladeira do movimento Salve Santa Tereza, representa a essência do que desejamos para o bairro: a tranquilidade, a conservação de diversidade cultural e o convívio entre os moradores. Por isso a praça aparece na imagem como um ponto de encontro, não só dos moradores, mas das aspirações pela preservação da qualidade de vida de quem aqui vive.”

Livro Virtual Santa Tereza, Horto dos Ipês

O trabalho mais recente de Menote Cordeiro, que tem Santa Tereza como base, é o livro virtual “Santa Tereza, Horto dos Ipês”. No livro ele utilizou diversas imagens fotográficas, que caracterizam o bairro, como a igreja, o cinema, a praça e o coreto, as janelas, os jardins, as casas e especialmente os ipês, que florescem no mês de setembro.  O nome do livro faz referência às diversas árvores de ipês amarelos, alguns mais antigos e outros mais novos, plantados em alguns pontos do bairro.  “Imagina daqui a algum tempo, quando todos os ipês, os que já dão flores e aqueles que ainda vão florescer, será um espetáculo para os olhos”, profetiza ele.

A dedicatória traz uma declaração de amor “Homenagem a Santa Tereza e ao Horto dos Ipês onde vivo há 20 anos”.

Abaixo algumas imagens de Menote Cordeiro sobre o bairro e o link para baixar e se deliciar com o livro.

“Santa Tereza, desejo-lhe ipês amarelos, o azul de todo o céu, crianças, danças e muitas bicicletas.” Menote Cordeiro

Clique aqui para ver o livro

Capa do Livro  SANTA TEREZA e o Horto dos Ipês

Capa do Livro SANTA TEREZA e o Horto dos Ipês

 

Tempo de ipês de Menote Cordeiro

Tempo de ipês de Menote Cordeiro

 

Ciclo dos ipês

Ciclo dos ipês

 

Para ver Luisa

Para ver Luisa

 

Canções que me curam

Canções que me curam

 

Derradeira morada

Derradeira morada

menote Igreja SantêRGBASS

Anúncios