Assembleia de moradores define mudanças no Carnaval de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Assembleia de moradores define mudanças no Carnaval de Santa Tereza

Na noite de segunda-feira (19/01), o Carnaval de Santa Tereza foi tema de reunião controversa entre moradores, comerciantes e representantes de blocos  com os órgãos públicos envolvidos na organização da infraestrutura para o Carnaval de Belo Horizonte.

O encontro foi organizado pela Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), no Cine Santa Tereza, e rendeu três horas de debate entre os participantes. Estavam presentes: a Belotur, a BHTrans, a Polícia Militar, a Regional Leste da Prefeitura, os vereadores Arnaldo Godoy e Gilson Reis. E os seguintes blocos foram representados: Oba Oba, Rola Moça, Alcova Libertina, Empresta 10, Bloco do Godô, O Mercado é Nosso, Pavão Misterioso e Salve Santa Tereza.

A ACBST expôs sua proposta para o Carnaval com alterações no plano executado na organização da folia no bairro em 2014. As principais mudanças: pré-definição de trajetos a serem percorridos pelos blocos evitando a passagem e a permanência em trechos que possuem serviços hospitalares; áreas de concentração e de parada dos blocos com reforço na instalação de banheiros, limpeza e segurança; extensão do horário de encerramento de atrações musicais de 19h para 21h; deslocamento do posto de comando policial do coreto da Praça Duque de Caxias para o Colégio Militar Tiradentes; que a Belotur equipe o coreto com som de marchinhas; e liberação do perímetro da Praça Ernesto Tassini (que no ano passado teve acesso impedido). A partir daí, os participantes da mesa e da plateia deram seus relatos e opiniões.

“Somos servidores públicos e como tal temos o dever de ouvir e servir ao público. No ano passado, ninguém se opôs ao plano que foi elaborado em conjunto pelos órgãos aqui presentes e firmado na presença do Ministério Público. Mas este ano é diferente porque estamos diante de propostas de mudanças pertinentes. Portanto, o que a comunidade definir como melhor, eu concordo e vamos acatar”, disse Mauro Werckema, presidente da Belotur.

As opiniões foram divergentes quanto às sugestões da associação. Para encontrar um consenso, o presidente da ACBST, João Bosco Alves Queiroz, colocou o tema em votação e a maioria presente votou favoravelmente pela proposta.

“A questão então está resolvida. Apesar de a decisão não contemplar o desejo de todos os moradores presentes, fizemos uma votação democrática e, portanto, temos a definição de adotar a proposta para este ano. O único problema, que nos foi apresentado hoje, é a falta de efetivo do 16º Batalhão para prestar a segurança aos moradores e visitantes após às 19 horas, conforme o exposto pelo tenente Feital”.

A segurança foi um ponto que gerou bastante preocupação entre os presentes. O vereador Gilson Reis disse que levará a questão para ser discutida com o governo estadual: “Na quarta-feira desta semana tenho uma reunião agendada com o secretário de turismo do estado, Geraldo Pimenta, sobre o Carnaval em Belo Horizonte. Vou incluir na pauta esse problema da falta de efetivo policial e propor que a Secretaria de Segurança seja imediatamente acionada para que possa tomar as providências para suprir a demanda da cidade antes do início do Carnaval”. 

Fotos/crédito: Conceição Amaral

Anúncios