Toulouse-Lautrec o pintor da boemia parisiense - Santa Tereza Tem
Logo

Toulouse-Lautrec o pintor da boemia parisiense

O Google homenageia hoje o pintor Toulouse-Lautrec, no seu aniversário de 150 anos. Nascido em 24 de novembro de 1864, o pintor pós impressionista e litógrafo francês, ficou famoso ao registra em sua telas fatos da vida boêmia de Paris do final do século.

Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo e em menos de vinte anos deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte.

Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Filho mais velho do Conde Toulouse-Lautrec-Monfa, de quem deveria herdar o título, falecendo antes do pai.com 70 anos.

Em seus quadros usava da sátira em cores fortes como vermelho, laranja e amarelo, destacando a individualidade dentro do grupo de pessoas.

 Ele não apenas faz pinturas, mas também cartazes promocionais dos cabarés e teatros, fazendo-se presente na revolução da publicidade do século XIX, quando arte deixa de ser patrocinada e financiada apenas pela Igreja e os nobres, para ser comprada e utilizada pelo comércio crescente gerado pela revolução industrial.

Entre sua principais obras se destacam o Retrato de Vicent Van Gogh, No Circo Fernando, Moulin Rouge, Retrato de Gabrielle, Cartaz do Moulin Rouge, No Moulin Rouge: Duas Mulheres Valsando, Passeio pelo campo, Prostíbulo da Rue des Moulins e A Inspeção Médica no, entre outras.

Estima-se que Lautrec tenha pintado mais de 1000 quadros a óleo (737 estão catalogados), feito mais de 5000 desenhos (275 aquarelas, 5084 desenhos catalogados) e por volta de 363 gravuras e cartazes.

Pesquisa:Wikipédia

Anúncios