Cadastro de Blocos para o Carnaval está aberto até o dia 30 - Santa Tereza Tem
Logo

Cadastro de Blocos para o Carnaval está aberto até o dia 30

Foto: Fred Magno / Agência i7

Foto: Fred Magno / Agência i7

A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) abriu nesta quinta-feira, 20/11, o Cadastro de Blocos de Carnaval para a folia belo-horizontina em 2015. O objetivo é criar um canal entre a prefeitura e os foliões que têm protagonizado uma efervescência no Carnaval da cidade. O cadastro está aberto até o dia 30 de novembro e é realizado exclusivamente pela internet, pelo site da Belotur.

“Precisamos conhecer quais são os blocos, que trajetos farão e do que precisam. A partir dessas informações, vamos nos reunir a órgãos como a Polícia e a BH Trans em tempo hábil, para traçar um planejamento e oferecer a estrutura necessária aos blocos, tais como segurança, sinalização de trânsito, limpeza, banheiros, etc”, explica Mauro Werkema, presidente da Belotur.

A expectativa da Belotur é de que cerca de 1 milhão de pessoas circulem pelas ruas e bairros de BH durante o Carnaval de 2015, e de que pelo menos 200 blocos sejam inscritos.

Planejamento prévio

Na véspera da abertura do cadastramento, dia 19 de novembro, a Belotur convocou representantes de blocos e interessados a participarem de uma reunião para debaterem o Carnaval de Belo Horizonte. Na ocasião, autoridades da Polícia Militar, Guarda Municipal, BH Trans, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Belotur apresentaram a proposta de estrutura para o evento e ouviram relatos e solicitações de representantes de blocos e associações de bairros.

José Márcio Honório, morador de Santa Tereza, participou da reunião e considera positiva essa articulação prévia com moradores e foliões. “Eu fui com o interesse de saber quais os planos para Santa Tereza e tive a confirmação de que a estrutura será a mesma oferecida este ano. Eles anunciaram o cadastro dos blocos, que será uma forma de montar um banco de dados que vai permitir o cruzamento de informações para traçar os roteiros de forma organizada, evitando tumultos e transtornos nas diversas regiões que receberão os blocos”, avalia.

No dia 1º de dezembro, a Belotur divulgará o número de blocos participantes e a partir desta data passará a convocar reuniões para fechar, junto aos blocos, a programação oficial do Carnaval.

Anúncios