Santa Tereza Tem Memória: Lourdes Mercês, dedicação ao outro - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza Tem Memória: Lourdes Mercês, dedicação ao outro

Lourdes Mercês, dedicação ao outro, uma história em Santa Tereza

Há 84 anos nascia em Santa Tereza, Lourdes Mercês do Bom Conselho Xavier, onde ainda vive, praticando o que mais gosta, ajudar o próximo, em trabalhos voluntários e no Clube Mães da Alegria.

Dona Lourdes estudou no tradicional Colégio Santa Maria, à Rua Jacuí, quando a vontade de fazer algo pelos menos favorecidos já se manifestava. Naquela época encontrou o caminho no movimento das “Bandeirantes” Depois, na religião, participando do movimento de “Cursilho” e da Ação Católica que fez questão de frisar, “foi a melhor coisa do gênero que existiu no Brasil”.

Em 1949, ela deixou o imóvel onde nasceu, à Rua Mármore, para se casar. A pequena casa ficava a apenas alguns quarteirões de onde passou a infância e a adolescência. Logo, veio a alegria da gravidez: “Ganhei um berço tão lindo e grande que não coube no quarto. Aí decidimos nos mudar”, conta.

D. Lourdes e o marido se instalaram, então, em um apartamento, também em Santa Tereza. Com a família aumentando, a solução foi comprar um lote e construir uma casa. O local escolhido é onde D. Lourdes vive há 56 anos, na Rua Professor Raimundo Nonato. “Tinha muito medo de morar aqui. Era uma rua sem calçamento, luz, sem nada. Mas mesmo assim viemos. Construímos quarto, varanda, sala e cozinha. Meu marido fez uma cerquinha de madeira e ficou uma coisa linda”, relembra.

Ela lembra que na época a rua era um barranco e que o grande problema era a falta de água, coisa comum no bairro.

No Bazar no Salão da Igreja

Já habituada à vida de casada e sempre na expectativa de ajudar os desamparados, D. Lourdes conheceu, por intermédio de um vídeo, o trabalho de um clube de mães em São Paulo. “Na mesma hora me veio um “click” e surgiu o Clube de Mães Alegria”. O Clube há 40 ensina a mulheres carentes a arte da costura, bordado, tricô, entre outras atividades. “Trabalhar é muito bom e ajudar melhor ainda. Adoro o que eu faço”. Falou quem já teve experiência de lidar na ala dos queimados, na Santa Casa.

Em 2012 foi homenageada pela Câmara Municipal pelo seu trabalho voluntário. Na foto com as amigas do Clube Mães da Alegria.

Mãe de seis filhos, 11 vezes avó e duas bisavó, D. Lourdes está há dois anos viúva. Mas não há espaço para se sentir sozinha e, entre as atividades do Clube que coordena, arranja tempo para ler, cuidar das flores, ouvir música e trocar um dedo de prosa com os vizinhos. “Dou-me tão bem com todo mundo, que quando saio a rua, meus netos dizem que eu deveria me candidatar nas próximas eleições”, brinca.

Anúncios