Santa Tereza prepara a Folia de Reis - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza prepara a Folia de Reis

Como manda a tradição, a Folia de Reis, lógico onde ainda ela resiste, no mês de janeiro, sai em visita aos presépios das casas dos moradores do lugar. Em Santa Tereza a manifestação religiosa e cultural vem sendo mantida por um grupo de moradores do bairro, que apesar de pequeno, tem força e garra, e durante os últimos anos vem mantendo o costume.

Com a chegada do Padre Marcio Ribeiro para a Paroquia, o grupo ganhou novo estímulo. Em 2013  diversos presépios receberam a visita do grupo, e no dia 06, Dia de Reis, com a vinda do grupo do bairro Jaraguá, apresentou um belo espetáculo, pelas ruas do bairro, que terminou no adro da igreja.

A Folia de Reis do próximo ano já está sendo organizada. Por isso, padre Márcio Ribeiro avisa a todas as famílias do bairro, que tenham presépio montado em suas casas e queiram receber a visita dos foliões, devem se inscrever para participar do sorteio que contemplará 04 residências. Isto  porque no ano passado muitos moradores desejavam receber a visita.

Ele faz um convite: “Todos estão convidados a participar da Folia, inclusive aqueles que não foram sorteados ou não possuem presépio. As visitas ocorrerão nos dias 02, 03, 04 e 05 de Janeiro de 2014, após a Missa das 19h, partindo do adro da igreja em direção às residências contempladas. Serão dias de muita festa, alegria e de valorização da nossa cultura popular.”

A ficha de inscrição já está disponível  para preenchimento na Sacristia e na secretaria paroquial.

O que é a folia?

A Folia de Reis é uma manifestação da cultura popular com séculos de tradição, que foi trazida ao Brasil pelos portugueses. De fundo religioso faz parte das festas natalinas, quando se comemora o nascimento de Jesus Cristo.

Segundo a bíblia, o Menino Jesus recebeu a visita dos três Reis Magos, guiados pela estrela. É essa visita que é representada pela Folia, onde há a caracterização dos três Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) em visita ao Menino Jesus. Tem ainda a participação de palhaços e músicos instrumentistas e cantores. À frente seguem as bandeiras feitas em tecido brilhante com estampas da Sagrada Família e dos Reis Magos. O cortejo é fechado pelos seguidores, que cantam ao som da sanfona, do reco-reco, da rabeca, do tambor. É um louvor ao nascimento do Menino Deus.

 Os foliões, liderados pelo Capitão da Folia, seguem reverenciando a bandeira, carregada pelo bandeireiro. A bandeira carrega o símbolo da folia. Decorada com figuras que levam ao menino Jesus, feita geralmente de tecido, é enfeitada com fitas e flores de plástico, tecido ou papel, sempre costuradas ou presas com alfinete, nunca amarradas com nós cegos, para segundo a crença não “amarrar” os foliões ou atrapalhar a caminhada.

A primeira a entrar na casa, que recebe os foliões, é a bandeira. Então todos cantam a canção da chegada.

O Bastião ou palhaço usa roupas coloridas, máscara e carrega uma espada e é o responsável por abrir passagem para a Folia, também recita poesias.  Os foliões se dividem de forma que cada um cante de uma maneira no coro de vozes e isso traz um som muito agradável.

O mestre, uma espécie de maestro, sempre inicia os cânticos. É a posição mais importante do grupo, pois ele é o responsável pelo andamento dos cantos e da colocação das vozes.

 Assista o vídeo : Santa Tereza Tem – Folia de Reis

Anúncios