Projeto Quaquaraquaqua na Boca do Metrô em defesa de Santé - Santa Tereza Tem
Logo

Projeto Quaquaraquaqua na Boca do Metrô em defesa de Santé

Noticia_3

Neste sábado, dia 05 de outubro, no mês das crianças, é o último dia de ocupação do “Quaquaraquaqua na Boca Do Metrô”, projeto contemplado pelo prêmio Funarte Artes de Rua 2012.

Foram 16 sábados, durante o ano de 2013, ocupando as estações do metrô em BH, levando diversão e alegria para crianças de todas as idades. Inicialmente as estações eram diversas, mas a partir do mês de junho, o projeto se concentrou na estação do metrô da Vila Dias, onde está a sede da Cia Individuo, idealizadora do projeto em parceria com o Coletivo de Palhaços.

Todo primeiro sábado do mês, atrações circenses coloriram a entrada da estação Vila Dias, levando a arte da palhaçaria para as crianças da região. Por meio da arte de rua, as apresentações públicas do projeto promoveram o encontro e reconhecimento de quem são os artistas da comunidade local, para que esses pudessem fomentar a continuidade dessa iniciativa e fazê-la frutificar. Assim, esses espaços, muitas vezes obscurecidos pelo aporte da violência, ganharam novos significados no contexto da vida urbana, segundo Diego GAmarra, integrante do El Indivíduo.

Formado por grupos, palhaços e artistas de rua o “Coletivo de Palhaços” é uma rede democrática e horizontal, que desde 2004 mantém encontros regulares na capital mineira, onde artistas e grupos pensam uma dinâmica de trabalho, que vá além da produção de espetáculos, mas que aprofunde na pesquisa dos meios expressivos e instigue inovações na atuação cômica.

Diego explica que encerramento do dia 05 de outubro, será muito especial, pois haverá uma programação intensa, com algumas ações em defesa da integridade do Bairro Santa Tereza.

 Haverá uma palestra do “Coletivo Indisciplinar”, grupo composto por professores e alunos de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre a situação da Vila Dias diante das ameaças de descaracterização e desapropriações, que pairam sobre a comunidade de Santa Tereza.

O Movimento Salve Santa Tereza irá também participar  com a coleta de assinaturas para um abaixo assinado em defesa  e pela expansão da ADE (Área de Diretrizes Especiais) e  contra a  transformação da Rua Conselheiro Rocha, que irá ligar a Avenida Silviano Brandão à Contorno.

A grande preocupação da comunidade é que se a obra for concretizada irá desapropriar dezenas de casas tanto na  Rua Conselheiro Rocha, como naquelas próximas, incluindo o Bar do Orlando, que é tombado pelo Patrimônio Histórico. Irá desapropriar a Vila Dias, incluindo a sede da Cia El Individuo,  transformará Santa Tereza em um bairro de passagem, aumentando o fluxo de veículos na região e em rota de fuga para os marginais. Além disso, irá promover a descaracterização cultural e histórica de Santé.

Segundo Diego, “será um dia de alegria, mas também de  defesa do bairro que tanto amamos. Por isso convidamos todos os moradores  para participar.”

Programação:

16hs: Intervenção de Grafite com o artista Levi Iralata

16:15: Intervenção com o Palhaço Popó (Paulo Sérgio Pires)

16:45: Cabaré das Crianças com diversas atrações: Titetê (Cícero Dias), Magrela (Débora Lisboa, Banana Caturra), Jiquiri (Ivani Gomes), Picadeiro Ambulante (André Luis Vieira), Nuno Arcanjo e Cia El Individuo.

17:30: Palestra com Douglas Resende do Coletivo Indisciplinar sobre a situação da Vila Dias.

18:00: Coleta de assinaturas pelo Movimento Salve Santa Tereza e esclarecimento à população sobre o que está ocorrendo e poderá ocorrer com o bairro.

Anúncios