DECIDIDOS NA REUNIÃO DE MORADORES, GRANDE ENCONTRO NA PRAÇA E CAMINHADA AO MERCADO NO DIA 07/09 - Santa Tereza Tem
Logo

DECIDIDOS NA REUNIÃO DE MORADORES, GRANDE ENCONTRO NA PRAÇA E CAMINHADA AO MERCADO NO DIA 07/09

Noticia_35(1)A reunião aberta realizada ontem, de 04, pelo Salve Santa Tereza para debater com os moradores a questão do Mercado e a preservação da ADE foi transferida na última hora da Praça Duque de Caxias para o Oásis Clube, devido à chuva. Isto, segundo um dos coordenadores do movimento, Lincoln Barros, prejudicou a participação dos moradores.

Apesar disso, dezenas de moradores compareceram e algumas ações ficaram definidas, como a realização de o encontro dos moradores, na Praça Duque de Caxias, no sábado, 07, a partir das 9h. No local haverá a participação de artistas plásticos, de circo e grafiteiros. Haverá, entre outras atividades, oficinas de pintura, envolvendo as crianças e adultos. Não há previsão de chuva, mas deve fazer frio!

Depois, em torno do meio-dia, todos sairão em caminhada até o Mercado, cujos muros serão cobertos pelos trabalhos artísticos criados na Praça. Lá também está prevista apresentações de diversos artistas e músicos do bairro.

É uma manifestação pacífica e de ocupação simbólica do Mercado pela população e pela cultura, ressaltando uma das principais características do bairro, a arte e a música, segundo os coordenadores do Salve Santa Tereza.

Uma Audiência Pública solicitada pelo vereador Pedro Patrus (PT) e aprovada pela Comissão de Administração Pública da Câmara, será realizada no dia 11 de setembro, quarta, no Oásis Clube. A audiência é aberta à participação de toda população e o local foi escolhido para facilitar o acesso. Para compor a mesa serão convidados representantes doSalve Santa Tereza, da FIEMG/Senai, das Secretarias Municipal de Administração da Regional Leste, de Planejamento Urbano e de Serviços Urbanos, do Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur), do Instituto Arquitetos do Brasil, entre outros.

Ações jurídicas também estão em andamento como uma Ação Pública a ser ajuizada no Ministério Público e denúncia à Defensoria Pública de irregularidades no contrato de cessão do espaço pela prefeitura à FIEMG.

Estiveram presentes, apoiando o movimento, o deputado André Quintão, ex-morador e frequentador do bairro e o vereador Gilson Reis (PCdoB). Eles se dispuseram a atuar na Câmara e na Assembleia Legislativa em busca de uma solução.

Noticia_35(2)O morador, Hernany Mendes resumiu em sua fala a preocupação de todos ao dizer que “Uma escola automotiva no formato que está previsto não tem como existir sem desrespeitar a ADE”. Também foi expresso pelos presentes que, é claro, ninguém se opõe à educação e criação de escolas. No entanto, o atual projeto fere a Lei da Área de Diretrizes Especiais, que protege o bairro de descaracterizações físicas e culturais.

A abertura de precedente é preocupante, pois irá abrir espaços para outros grandes empreendimentos, que poderão trazer impactos negativos como a verticalização (construção de grandes edifícios) e suas consequências como congestionamento de trânsito, poluição sonora e do ar, mudando radicalmente a qualidade de vida dos que aqui moram.

 

A ideia se se trabalhar em conjunto com a FIEMG de forma a adequar o projeto para o espaço para que não cause danos à ADE também foi levantada, para ser melhor elaborada e apresentada posteriormente.

Atividades públicas:

Dia 07/09: Encontro com arte na Praça Duque de Caxias ( a partir das 9h); caminhada até o Mercado (12h), ocupação com arte do entorno do Mercado (a partir das 13h).

Dia 11/09: Audiência Pública com presença de representantes dos envolvidos no processo, vereadores e população, às 19h, no Oásis Clube.

Para mais informações acesse: Facebook do Movimento Salve Santa Tereza

Anúncios