Oficina irá mostrar o que é a Operação Urbana Consorciada da PBH - Santa Tereza Tem
Logo

Oficina irá mostrar o que é a Operação Urbana Consorciada da PBH

Noticia_16

Mapa da área que sofre intervenções da Operação Urbana Consorciada -OUC

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, por meio da empresa de consultoria CTBR, de Brasília, vai realizar a primeira Oficina de Pesquisa sobre Impacto de Vizinhança com lideranças comunitárias e formadores de opinião das regiões, margeadas pelo Ribeirão Arrudas. O objetivo da Oficina é mostrar as alterações que serão realizadas pela OUC – Operação Urbana Consorciada Antonio Carlos/Pedro I – Leste/Oeste: Vale do Arrudas.

A Oficina será no dia 1º de agosto, de 19 às 22h, no Salão Paroquial da Igreja de Santa Efigênia, à Rua Alvares Maciel 223.

Segundo a coordenadora de mobilização da CTBR, Luiza Pessoa Araújo, o encontro não é para debates, mas para apresentar a OUC para as pessoas, que sofrerão a ação das alterações previstas, como o que já foi realizado na área abrangida pelo Corredor Antônio Carlos/Pedro I, no sentido Norte-Sul da OUC.

 Agora o processo está sendo feita no eixo Leste-Oeste, que acompanha o vale do Ribeirão Arrudas, atravessa as Regionais Leste, Centro-Sul, Oeste e Noroeste da cidade de Belo Horizonte, por mais ou menos 13 quilômetros.

Para efeito dos estudos, essa área foi dividida em quatro setores:

1 – Parque da Bacia do Calafate, compreendendo partes dos seguintes bairros: Ambrosina, Coração Eucarístico, Gameleira, João Pinheiro, Marmiteiros, Nova Suissa, Oeste, Vila das Oliveiras, Calafate e Padre Eustáquio;

2 – Bulevar Oeste, compreendendo partes dos bairros: Calafate, Padre Eustáquio, Carlos Prates, Prado e Vila Peru;

3 – Área Central, compreendendo partes dos bairros: Colégio Batista, Lagoinha, Bonfim, Centro, Floresta, Barro Preto e Santa Efigênia

4- Parque Linear Leste, compreendendo partes dos bairros: Cônego Pinheiro, Esplanada, Granja de Freitas, Horto, Horto Florestal, Paraíso, Pompéia, Santa Tereza, Vila Dias, Vila São Rafael, Vila São Vicente e Vila Ponta Porã.

Luiza Araújo esclareceu que durante a Oficina os participantes serão divididos em grupos, aos quais serão apresentadas imagens atuais das regiões e imagens hipotéticas de como as áreas ficarão depois de feitas as alterações previstas pela OUC.

Depois será solicitada a opinião dos presentes sobre como cada um vê o local, na situação atual e depois das mudanças e intervenções, que podem ser introduzidas. Ou seja, antes e depois da OUC. Todo o processo será filmado e em cima do resultado será feito um relatório EIV (Estudo de Impacto da Vizinhança). 

Depois deste primeiro encontro, haverá o que ela denomina de Oficina Pública, onde serão convidados todos moradores das regiões afetadas, para apresentação dos resultados do Estudo de Impacto de Vizinhança e do Plano Urbanístico para a área da OUC.

De acordo com o presidente da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), Ibiraci do Carmo, que irá participar da Oficina, está é uma oportunidade para conhecer o que a prefeitura pretende fazer dentro da Operação Urbana e que tipo de alteração está prevista para o bairro. Assim a comunidade pode se posicionar para que não haja interferência na ADE (Área de Diretrizes Especiais) que regulamenta a ocupação de Santa Tereza.

As inscrições e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: