Artigo: O significado das coisas - Santa Tereza Tem
Logo

Artigo: O significado das coisas

Não, não vou ter a resposta para a vida, o amor e tudo mais. Nerds como eu sabem que isso soma 42.

Mas, hoje, pensei no significado das datas. Afinal, dia 20 de julho, sei lá porque, é o dia do amigo – e da amiga. É símbolo. Símbolo do quê, exatamente? Bom, não sou nenhum Tom Hanks em filme sobre Da Vinci, mas eu já estudei e vivi o suficiente para saber que símbolos são apenas símbolos e o que mudam são seus significados. Até a suástica já representou algo belo e espiritual até ser apropriada por uma das pessoas mais cruéis que a humanidade conhece.

Hoje, Dia dx Amigx (uso o “x” porque tenho amigos homens, amigas mulheres e amigxs trans), eu despedi de um grande amigo. Não, ele não morreu, só vai para o doutorado em outro país.  E sabe-se lá quando será nosso reencontro. Se ele acontecerá. O que teremos para contar, se acontecer.

O ser humano, na minha humilde opinião, gosta de símbolos porque é mais fácil representar por meio deles o sentimento real que existe.  No Dia das Mães, celebra-se o sentimento, qualquer que seja, sobre a pessoa que nos trouxe ao mundo. Nem precisa ser um sentimento feliz, mas ele está lá. Mesma coisa no Dia dos Pais (e preparem-se, porque esse vai um artigo “daqueles” no tal dia).Natal, para mim, é Dia da Família; meu aniversário, Dia da Tequila. O Dia Internacional da Mulher simboliza séculos de luta pela igualdade de gênero que ainda não foi atingida.

Dia dx Amigx é dia de pensar nas pessoas que me amam e me aturam independentemente do DNA. Eu sinto isso só nesse dia? Não, claro que não. Mas, assim como times de futebol têm um hino para que seus torcedores se  congreguem e cantem, existem dias simbólicos, para que a gente não  esqueça de certos momentos.

Tem gente que acha que a bandeira nacional é símbolo de opressão. Eu só não gosto do lema, “Ordem e Progresso”. Tem gente que acha que o hino nacional é símbolo de opressão. Eu acho que é um ideal a ser atingido, de tão lindo que é.

Simbologia, e estou falando como uma pessoa qualquer, porque nunca li Foucault, é o que cada um atribui à imagem ou som sendo apresentado naquele momento. Hoje, o Dia dx Amigx de 2013, para mim, é doce e amargo, porque eu penso em algumas lindas pessoas que me amam e não são meus parentes e penso no amigo que não sei quando irei rever.

Por isso, hoje eu celebro a amizade, a família escolhida, aquelas pessoas que  entendem você até o âmago. Ao meu amigo, desejo toda a felicidade do mundo. A todos meus amigos e amigas, presenciais ou virtuais, eu agradeço o amor, o carinho, a paciência e as broncas. E não me deixem esquecer de fazer isso mais vezes ao ano, porque o tempo passa rápido e logo chega o 20 de julho de 2014.

Anúncios