Domingo de arte e cidadania na Vila Dias - Santa Tereza Tem
Logo

Domingo de arte e cidadania na Vila Dias

O anúncio da intenção de se construir o prédio mais alto da América Latina em Belo Horizonte chamou a atenção das comunidades próximas ao local escolhido para o projeto. Entre elas, a Vila Dias, que fica em Santa Tereza.

Com um longo histórico de lutas e ocupações, a comunidade da Vila Dias, auxiliada por apoiadores de toda a cidade, criou o movimento Fica Vila.

A preocupação é de que um empreendimento deste tamanho afete ou até mesmo ameace a existência da comunidade. Ao longo do ano, algumas ações já foram realizadas pelo Fica Vila para conscientizar a população para o risco de desalojarem a vila.

É com esta intenção que o movimento vai reunir diversos coletivos artísticos neste domingo (23/06), na Rua Conselheiro Rocha, a partir das 10h. Durante o “Domingo na Vila”, a comunidade será convidada para participar de uma Audiência Pública, na Câmara Municipal, no dia 27 de junho, para debater a situação da Vila Dias.

domingo-viladias-300x424

Confira a programação para o “Domingo na Vila Dias” (clique para ir à página do evento):

10h – Roda de Capoeira Angola + coletivo in.graffitti + coletivo Pó Pô Pó + cortejo de MC’s

12h – Almoço

13h30 – Reunião com a comunidade e preparação para a Audiência Pública

14h30 – Sarau Vira-Lata

15h – Oficina de audiovisual

16h – Apresentação teatral: “Quaraquaquá”

17h – Apresentação musical: IP420 + tiãoduá + MC’s convidados

Para quem puder contribuir, o graffitti precisa de:

– tinta látex sobrando em casa (qualquer cor, inclusive pode ser vencida mesmo!) ou sabe de um lugar que vende mais barato

– rolo de lã + suporte

– cabo de vassoura e balde História das vilas Dias e São Vicente

Ao lado da Vila Dias, fica a Vila São Vicente. Ambas têm longa história de luta e, por isso, muita gente acha que as duas comunidades são uma coisa só, embora  tenham começado como ocupações bem distintas, ainda no final dos anos 1940. A ocupação cresceu com a instalação de fábricas parafusos e de processamento de arroz, com uma infra-estrutura precária – em 1982, uma enchente do Ribeirão Arrudas desalojou muitos moradores.

A parte baixa, mais próxima à linha do metrô, é conhecida como Vila Dias, em homenagem a um dos primeiros moradores. Já a parte mais alta recebe o nome de Vila São Vicente. As duas comunidades sempre tiveram um histórico de  muita luta para se manterem: no final dos anos 1980 começou a ocupação das Torres Gêmeas, um conjunto inacabado que cuja capítulo final aconteceu, no ano passado, quando em uma delas houve um incêndio, comprometendo a segurança de quem nela morava. Com isso houve a retirada dos moradores do prédio incendiado, que acabou levando à desocupação da outra torre . Neste ano os dois edifícios duas  foram a leilão e ainda não se sabe o que será feito delas.

As duas comunidades integram e fazem parte da história de Santa Tereza. Como não podia deixar de ser, o bairro boêmio onde elas se localizam é o lar do bloco carnavalesco Os Infiltrados, que, com muita luta, já representou o bairro e a vila no Grupo Especial do Carnaval de Belo Horizonte.

Saiba mais:

Fim da novela das torres gêmeas?

O que é o Santa Tereza? Histórias de imigração, ADE e boemia

Mega-empreendimento pode ser construído em Santé

Representantes do Santa Tereza reivindicam melhorias na sede da Regional Leste

Avança o projeto de construção da mega-torre em Santé

Construção de mega-edifício em Santa Tereza será debatida em audiência pública

Audiência pública sobre mega-edifício é adiada

Polêmica da mega-torre gera petição online

Projeto da mega-torre é alterado para reduzir impacto na Vila Dias

Construtora da mega-torre não irá desalojar a Vila Dias

Churrascão Vila Dias

Debates sobre o bairro durante o churrascão

Istambul é Belo Horizonte

Anúncios