Construtrora da megatorre visita Vila Dias - Santa Tereza Tem
Logo

Construtrora da megatorre visita Vila Dias

Complementando o esclarecimento da FarKasVölGyi Arquitetura sobre a readequação do projeto do Complexo Andradas, a PHV Engenharia, construtora parceira no empreendimento, reuniu-se com representantes de Santa Tereza e das comunidades das vilas Dias e São Vicente para discutir as mudanças.

Ao encontro, na sede do Grupo de Apoio Social Solidário (GASS), estiveram presentes membros da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza, da Associação de Desenvolvimento Assistencial dos Moradores da Vila Dias, da Associação Comunitária da Vila São Vicente, do próprio GASS e da PHV Engenharia, além de alguns moradores da Vila Dias. (Imagem: Área que a construtora PHV pretende utilizar para o empreendimento, caso seja aprovado). 

Em uma rápida conversa, o assessor da Diretoria de Desenvolvimento da PHV, Tarcísio Araújo, anunciou que o Complexo Andradas irá se limitar aos terrenos já adquiridos pela construtora. Deste modo, a quadra da vila e a sede do GASS permanecerão intactas e a situação das Torres Gêmeas, que originalmente seriam transformadas em hotéis, segue como está.

A redução da área do empreendimento representa mudanças drásticas no projeto, que agora se resume apenas à torre – que, se aprovada pela  prefeitura, será a mais alta da América Latina. De modo a reduzir o impacto no trânsito do bairro, Tarcício Araújo informou que haverá um acesso pela Avenida dos Andradas, passando por cima da linha férrea.

O consenso entre as lideranças comunitárias é que, antes de tudo, é preciso ver os interesses e benefícios da comunidade da Vila Dias. Segundo o presidente da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza, Ibiraci do Carmo (Bira), “não se pode deixar os interesses políticos de quem está de fora falarem mais alto, não se pode esquecer os interesses da nossa comunidade, que vêm em primeiro lugar”. Foi sugerido, também, por moradores da Vila Dias, a possibilidade de capacitação e emprego dos moradores,  durante a construção da mega-torre se isto ocorrer, para eles possam trabalhar no empreendimento.

Tarcísio Araújo afirmou também que a PHV Engenharia não tem nem o poder nem o interesse em remover a Vila Dias para implantar o empreendimento. Segundo ele, a preocupação em reduzir os impactos sociais da obra é central para o projeto. Ele firmou o compromisso de apresentar o novo projeto à comunidade, quando este for concluído, e frisou que um empreendimento deste tamanho demora algum tempo para estar totalmente definido.

O projeto do Complexo Andradas ainda precisará definir muitas coisas antes de ser iniciado; inclusive, a possível flexibilização da Área de Diretrizes Especiais (ADE) de Santa Tereza, medida a qual as associações do bairro já se mostraram contra.

Anúncios