Godoys: música no DNA - Santa Tereza Tem
Logo

Godoys: música no DNA

daniel godoy-300x225

A música parece estar no DNA da família Godoy. Uma olhada por um álbum de fotos da família vai revelar cantores, guitarristas, bateristas e músicos das mais diversas formações, que atuam em bandas de Belo Horizonte como Balanço 2 por 4, Orquestra Cabaré, Amaranto, Cálix, Quarteto Savassi e It’s Only Rolling Stones. E o dom musical une gerações, como é o caso de Daniel Godoy e sua filha, Daniela, com uma parceria de longa data.

maria lucia-200x197

“Nossa família sempre foi musical, meus tios participavam de um madrigal renascentista. Meu avô dizia que conquistou minha avó com uma serenata”, conta Daniel Godoy, que é sobrinho da cantora lírica Maria Lúcia Godoy, uma das maiores intérpretes da obra de Villa-Lobos. A história musical de Daniel começou aos nove anos, quando seu irmão Arnaldo (hoje com carreira política em BH) trouxe o primeiro violão para casa.

As coisas foram ficando mais sérias a partir de 1976, quando ele fez parte da banda “Anjos de Garagem”, que reunia duas duplas de irmãos e um amigo de infância. Na mesma época, Daniel já participava dos tradicionais festivais da canção, que ocorriam em todo país. Quando sua banda se separou, o músico seguiu tocando por todo o estado.

Até que um dia surgiu a ideia de reunir os parentes em uma única banda: “Os Godoys”. Foi fácil fazer uma formação cheia, composta de irmãos, sobrinhos, tios e primos. Todos músicos experimentados em outros grupos da capital mineira. “Eu mesmo tocava na extinta Submarino Cor-de-Rosa e ainda hoje toco na It’s Only Rolling Stones”, explica Daniel.

O grupo não inclui sua filha, Daniela, oficialmente, mas vê-la participar de apresentações do pai não é incomum. E seguindo a tradição da família, ela também se aventura na música. “A Dani tem esse projeto, também com parentes, primos, chamado “The Jokers”. Eles tocam desde música dos anos 60 até coisas mais atuais, como Adele ou Red HotChilli Peppers”, afirma o pai, orgulhoso, revelando que já com oito anos, Daniela participava de gravações dos “Godoys”.

interno-300x208

Mas a música não é a única paixão da família, garante Daniel. A outra, é claro, é o bairro Santa Tereza. “É um bairro especial e essencial para a cultura e a música de BH. Igual Santa Tereza não tem, ali é importante para o mundo todo, porque é de onde saiu a música mais elaborada do Brasil, o Clube da Esquina”, sustenta ele, que está sempre na programação do Godofredo Bar, também em Santê. “Tenho o prazer de tocar com o Gabriel Guedes, Eduardo Sangy e Rodrigo Borges. Tem coisas que só acontecem no Godofredo. Os músicos e amigos vão chegando e tocando juntos”. Além do Godofredo, Daniel já se apresentou na Praça Duque de Caxias e no Marilton’s Bar.

“Eu toco por prazer, quero passar um sentimento para a plateia”. Bom gosto não falta: no repertório de Daniel, sempre estão presentes nomes como Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, entre outros. “Faço questão de mostrar essa música para as gerações mais novas, às vezes eles nem sabe quem são esses artistas! Nossa música é muito rica e diversificada, chego a dizer que é até melhor que a norte-americana. Temos que valorizar”, defende.

Quem estiver interessado em combinar uma apresentação musical com a banda “Godoys” pode entrar em contato pelo telefone 9949-9068 ou pelo perfil de Daniel Godoy no Facebook.

Quem quiser ganhar um CD dos Godoys, clique aqui e participe da nossa promoção!

Anúncios