Eu “sambamadrugo”, tu “sambamadrugas”, nós “sambamadrugamos” e por aí vai - Santa Tereza Tem
Logo

Eu “sambamadrugo”, tu “sambamadrugas”, nós “sambamadrugamos” e por aí vai

mestre jonas

“Sambamadrugar” é o verbo conjugado por quem gosta da noite, de samba e de dançar, e especialmente de curtir o ritmo do “Samba da Madrugada”, que começa sempre às 2h e termina com o raiar do dia, às 6h, de sábado para domingo, no Santa Tereza.

Essa é uma história de samba no pé e na alma, que começou liderada pelosmúsicos Miguel dos Anjos,Mário Mourae Mestre Jonas, que faleceu em dezembro de 2011. Quem conta é Flaviana Moreira, irmã de Mestre Jonas, que coordena o projeto atualmente.

Segundo ela, “a ideia erater um lugar para abrigar os músicos da noite, que nunca encontravam uma boa opção de música ao vivo, para curtir depois de suas atividades profissionais. Parecia uma loucura, mas o argumento era bom. Assim, em 2007, teve início o “Samba da Madrugada”, no casarão em Santa Tereza.”.

fernando bento e flaviana moreira

 Em janeiro de 2008, Flaviana relembra, “mudamos parao espaço cultural “Ziriguidun”, no Bairro Caiçara. Em julho de 2011, tivemos rápida temporada pelo Espaço Bar Cultural, antigo Reciclo, uma parceria com o grupo de gafieira Senta Pua! no projeto “Um Samba Bem Acompanhado”.”

Em 2011, segundo Flaviana, a pedidos do público, o grupo voltou para Santa Tereza, onde o projeto iniciou-se. Ela explica que “O Samba da Madrugada” conta, em sua formaçãocomFernando Bento, voz principal e cavaquinho,Diego Bento, no surdo, Rudney Carvalho, no cavaquinho, Álvaro Ferr, no pandeiroe voz, Rafael Leite, na percussão gerale Anderson Augusto, no violão de sete cordas. 

Além dos músicos do grupo, outros artistas também participam. Fabiana enumera alguns: “Fabiana Cozza, Toninho Geraes, Aline Calixto, Sérgio Pererê, Tia Surica da Portela, Moacyr Luz, Samba do Trabalhador, Serginho Divina Luz, entre outros, que são convidados a entrar na roda numa grande confraternização e dedicação ao samba”.

 O repertório variado inclui composições do grupo e músicas de compositores consagrados como Cartola, Candeia, Dona Ivone Lara, Roberto Ribeiro, Luiz Carlos da Vila, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e mais aqueles que o público pedir.

Segundo Flaviana, a cada final de semana uma média de 200 a 300 pessoas, com faixa etária variada, de jovens apessoas mais velhas lotam o casarão. “Temos clientes jovens, que vêm acompanhados de seus pais e até avós. Essa é uma das maiores vantagens do samba: ter a qualidade de agregar, acolher”, comenta ela.

logo

 Serviço:

Data: Sábados das 2h às 6h (madrugada de sábado para domingo) – A casa abre à 01:30.
Local: Recanto da Seresta – Rua Mármore, Praça Duque de Caxias, Santa Tereza (Próximo ao Bolão)
Ingressos R$ 15,00 masculino e R$ 10,00 feminino (Cartões são aceitos débito e crédito)

Anúncios