Tutu com Tacacá canta Dona Onete - Sarau no MTC - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Tutu com Tacacá canta Dona Onete – Sarau no MTC

A banda Tutu com Tacacá nasceu em 2016 a partir da reunião de dançarinos e músicos do Grupo Folclórico Aruanda, de Belo Horizonte – MG.

Apaixonados pela cultura paraense, os músicos se reuniram para construir uma nova proposta, que unisse suas raízes mineiras (com a tradição dos tambores das Irmandades) e a tradição musical do Pará, composta pelo Carimbó, Lundu e Retumbão.

Tutu com Tacacá fara o show do Sarau MTC 2019 em homenagem a cantora, compositora e poeta paraense, Dona Onete, a “Diva do Carimbó chamegado”.

Nascida no interior do estado do Pará, Dona Onete fundou e também organizou grupos de danças folclóricas e agremiações carnavalescas. Pode-se considerar a artista como a mais nova grande revelação da música paraense. Antes de entrar para o mundo da música, Dona Onete foi professora de História por 25 anos, Secretaria de Cultura e Fundadora de grupos de dança e música regional como o “Canarana”.

Depois de aposentada, aos 62 anos de idade, Dona Onete, um dia estava em casa, tranquila, cantando sozinha, enquanto um grupo de Carimbó (ritmo típico da cultura paraense) estava ensaiando do outro lado da rua e a ouviram cantar, mas quando chegaram em sua casa, se decepcionaram por causa de sua idade avançada.

Dois dias depois do ocorrido um outro grupo viera perguntar à cantora se gostaria de ser uma das vocalistas da equipe. Participou de importantes grupos folclóricos como o “Raízes do Cafezal” e do grupo pop com raízes regionais “Coletivo Radio Cipó” e no cinema interpretou uma cantadora de carimbó no filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, estrelado por Camila Pitanga. Dona Onete é uma das estrelas da série de espetáculos “Terruá Pará”, promovidos pelo governo do estado, contando com expoentes de todas as vertentes da música local.

Anúncios