Show Tadeu Franco em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Show Tadeu Franco em Santa Tereza

25 mar, 2023 as 21:00 23:30

Tadeu Franco nasceu na cidade mineira de Itaobim e cresceu na vizinha Teófilo Otoni, onde teve seus primeiros passos musicais. “Quando comecei a me interessar por música, meu pai comprou um acordeom, igualzinho ao do Luiz Gonzaga, mas veio o tempo em que ele ficou fora de moda”, conta. Mas a música continuava a chamar, a seduzir o rapazinho, que procurava ouvir de tudo que tocava no rádio, seja as canções lamentosas de Orlando Dias e Ângela Maria, seja a novidade da Jovem Guarda.

Daí a querer aprender de fato um instrumento mais moderno foi um passo. “Aprendi a tocar violão ‘na marra’, violão de boteco mesmo. Depois comprei um método de violão, com o qual pratiquei alguns acordes e suas variações”.

Sua carreira ganhou novo fôlego ao gravar com Milton Nascimento e Simone, a música “Comunhão”, incluída no disco “Anima”, lançado em 1982. Em seguida, dedica-se à produção de seu primeiro disco, “Cativante”, lançado em 1984. Com produção e direção de Milton Nascimento, arranjos de Wagner Tiso e Túlio Mourão e participação de Cláudio Venturini, Márcio Montarroyos e Nivaldo Ornelas, o disco traz o primeiro sucesso do cantor, “Nós Dois”, além “Nenhum mistério” (Lô Borges, Murilo Antunes e Ronaldo Bastos), “Gente que vem de Lisboa” (Tavinho Moura e Fernando Brant) e “Se meu jardim der flor” (Zé Renato e Xico Chaves), que também se tornaram obrigatórias em seu repertório.

Em 1990 lança, no Brasil e na França, o CD “Alma Animal”. Em 1995 é a vez do CD “Orlando”, no qual grava 16 músicas consagradas pelo “Cantor das Multidões”, Orlando Silva. O disco teve produção executiva do próprio cantor, direção musical, arranjos e orquestrações de Geraldo Vianna e contou com a participação de Tavinho Moura e Beto Lopes.

Em 2006, retoma a linha autoral e lança “Em Nome do Amor”, com canções de sua autoria, sozinho ou em parcerias, como “Um Sonho na Correnteza” (dele, Yé Borges e Márcio Borges), “Musa” (com Fernando Brant) e “Companheira” (com Beto Guedes).

Em sua discografia, além de cantar em “Comunhão” de Milton Nascimento, constam ainda participações em discos de Beto Guedes (“Andaluz”, na faixa “Choro de pai”, da autoria de ambos), Sá e Guarabyra (“Cartas, canções e palavras”, na faixa “Barqueiro de vela”, de Tadeu, Sérgio Santos e Guarabyra), Pena Branca e Xavantinho (“Ribeirão encheu”, na faixa “Congo”, de sua parceria com Marco Antônio Martins; e “Coração matuto”, na faixa “Divina estrela”, de sua parceria com Júlio Costa Val), Fernando Brant (“25 anos de Travessia”, na faixa “Manuel, o audaz”, de Toninho Horta e Fernando Brant) e Flávio Henrique (“Primeiras histórias”, na faixa “Carro de boi”, de Flávio Henrique), entre outros.

Reserva da mesa pelo 31 99688-0558.

R$60

Bar do Museu Clube da Esquina

Rua Paraisópolis, 738, Santa Tereza
Belo Horizonte,
+ Google Map
+55 31 2512 5050

Anúncios