Palestra “Praga do pai, indignação do filho” - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra “Praga do pai, indignação do filho”

3 jul, 2019 as 19:30 21:30

Livre

Palestra “Praga do pai, indignação do filho” com psicanalista Sérgio Laia

O psicanalista Sérgio Laia é o próximo convidado do programa “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura”, que acontecerá na Academia Mineira de Letras, no dia 3 de julho, às19h30. A sessão, que conta com a parceria da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais (EBP-MG), sob a curadoria de Laura Rubião, traz a palestra “Praga do pai, indignação do filho – o que nos ensina Philip Roth”, baseada na obra Indignação, do romancista norte-americano.

O evento acontece no âmbito do projeto Casa da Palavra – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

Segundo Sérgio Laia “nem sempre as relações entre pai e filho são fáceis, as decisões mais banais podem acarretar consequências incontornáveis” e, “em um de seus últimos livros, Indignação, Philip Roth apresenta um pai marcado por um horror a qualquer exceção ou falha e um filho que, indignado, procura contorná-lo, encontrar-se uma saída”. Esse livro faz o psicanalista levantar as seguintes questões: “É possível se safar do que ordena um pai? Pode a indignação ser uma saída ou ela será sempre, como entoa a canção de Skank, ‘uma mosca sem asas’ que ‘não ultrapassa as janelas de nossas casas’?”. A clareza e a opacidade da ficção de Philip Roth, recortadas pela psicanálise de orientação lacaniana, serão, de acordo com o palestrante, os fios condutores para a elucidação dessas questões.

Embora tenha sido escrita em 2008 e narre uma história que se passa nos anos 1950 nos Estados Unidos, a ficção aborda impasses bastante atuais e, nesse contexto, Sérgio Laia também ressalta que “a indignação tem sido, inclusive no Brasil mais recente, uma resposta diante de uma ordem patriarcal que, mesmo não se sustentando mais, parece, ainda assim, insistir e retornar”.

Sobre o palestrante:
Sérgio Laia é psicanalista, Analista da Escola (AE) e Analista Membro da Escola (AME) pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e Associação Mundial de Psicanálise (AMP). É também doutor em Letras, mestre em Filosofia (UFMG) e professor do curso de Psicologia da Universidade FUMEC.

Serviço
Data: 3 de julho (quarta)
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras -Rua da Bahia, 1.466, Lourdes.
Entrada gratuita.

Detalhes

Data:
3 julho
Hora:
19:30 – 21:30
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , ,
Website:
academiamineiradeletras.org.br

Academia Mineira de Letras

Rua da Bahia, 1466, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais Brazil
+ Google Map
(31) 3222-5764

Anúncios