Palestra “O tecido dos afetos: a poesia de Jorge Alberto Nabut” - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra “O tecido dos afetos: a poesia de Jorge Alberto Nabut”

19 out, 2019 as 19:30 21:30

Livre

Palestra “O tecido dos afetos: a poesia de Jorge Alberto Nabut”, com Eduardo Veras

O professor Eduardo Veras é o convidado da Academia Mineira de Letras para palestra que acontece no dia 18 de outubro, às 19h30. Em “O tecido dos afetos: a poesia de Jorge Alberto Nabut”, a trajetória poética de Nabut será revisitada, abordando o mais novo título do autor, “O Círculo dos Bastidores”, que também será lançado na ocasião.

O evento acontece no âmbito da Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.
Além de abordar várias nuances da vida e obra do autor, a “palestra pretende apresentar ao público de Belo Horizonte o novo trabalho desse poeta sensível às linhas do contemporâneo e ao amplo tecido dos afetos pessoais e literários”, explica o palestrante Eduardo Veras.

O livro de José Alberto Nabut, “O Círculo dos Bastidores”, que será lançado no dia, traz um recorte histórico que evidencia importante período de mudanças sociais, com a inserção da mulher na vida pública. Com o direito ao voto e evolução das máquinas, a mulher sai detrás das treliças e dos véus das igrejas para ser vista à luz do dia, no enfrentamento da nova realidade, em parte, aberta por ela.

Sobre o palestrante:
Eduardo Veras é mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cursou estádios de doutorado e pós-doutorado na Université Paris Sorbonne e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Estudos Literários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Seu trabalho como pesquisador e crítico inclui publicações na imprensa e em diversas revistas especializadas no Brasil e na França. Suas pesquisas têm se concentrado em poetas brasileiros e franceses da segunda metade do século XIX e da passagem do século XIX para o XXI.

É autor do livro O Oratório poético de Alphonsus de Guimarães: uma leitura do Setenário das Dores de Nossa Senhora (Relicário, 2016). Organizou, em parceira com Gustavo Silveira, as coletâneas de ensaios Por uma literatura pensante: ensaios de filosofia e literatura (Fino Traço, 2012) e Poesia contemporânea: reconfiguração do sensível (Quixote + Do editoras associadas, 2018) esta última com participação de Tiago Pinheiro. Traduziu para o português, em parceria com Isadora Petry, os poemas em prosa de Baudelaire (Pequenos poemas em prosa – O Spleen de Paris, Edipro, 2018). Também se dedica à produção literária, tendo publicado o livro de poemas – Deserto Azul (Penalux, 2018).

SERVIÇO:
Data: 19 de outubro
Horário da palestra: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).
Entrada gratuita

Detalhes

Data:
19 outubro
Hora:
19:30 – 21:30
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, ,

Academia Mineira de Letras

Rua da Bahia, 1466, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais Brazil
+ Google Map
(31) 3222-5764

Anúncios