Letra em Cena Ariano Suassuna - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Letra em Cena Ariano Suassuna

14 nov, 2023 as 19:00 20:30

A última sessão da temporada 2023 do programa literário do Centro Cultural Unimed-BH Minas, o Letra em Cena terá o multiartista Antônio Nóbrega, que mostrará suas observações, análise e leituras da obra do poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado Ariano Suasuna.
Os ingressos gratuitos podem ser retirados no site da Sympla.

Ariano Suassuna

Um dos paraibanos mais recifenses do país, Ariano Suassuna foi eleito em 1989 para a cadeira n.º 32 da Academia Brasileira de Letras, além de integrar as academias de letras de Pernambuco e Paraíba.

Suassuna nasceu em uma família com posses, seu pai, João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna, foi presidente do estado (que hoje é o governador) da Paraíba. Na revolução de 1930, ele foi assassinado e a família mudou-se para Taperoá, mais tarde para Campina Grande, ambas cidades na Paraíba.

Foi na sua adolescência que se mudou para Recife e lá fez a sua graduação em Direito, se tornando advogado em 1950. Nesse período, Suassuna criou sua primeira peça teatral, que foi laureada com o prêmio Carlos Magno, “Uma Mulher Vestida de Sol”. Tal espetáculo é inspirado no livro do Apocalipse e é considerado a primeira grande tragédia produzida no Nordeste. Em seguida, o autor criou, junto a Hermilo Barbosa Filho, o “Teatro do Estudante de Pernambuco”. Ainda estão no catálogo de suas obras, “O santo e a porca”, de 1958, “O auto da compadecida”, de 1955, entre tantas belezas.

Suassuna diz, em entrevista para Gerson Camarotti, que suas influências na literatura são Dostoievski, Calderón de la Barca, Proust e Molièr. Porém, sua obra é reconhecida por falar do Brasil e sua forma mais sincera.

Em 1956, o autor vira professor de Estética na Universidade Federal de Pernambuco e abandona a advocacia. “Não sei se você reparou, mas eu tenho essa ligação profunda com o rural. Eu acho que o universo de um escritor se forma na infância/adolescência. O que ele vive nessa época é o fundamento do seu universo de escritor”, disse Suassuna ao jornalista Camarotti.

Nos anos 1970, criou o Movimento Armorial, que tem como objetivo ser um preceito estético que entende que é preciso criar a partir de elementos realmente originais da cultura popular do país, pode-se, portanto, dizer que o autor é um ufanista.

O Armorial inclui diversas manifestações artísticas, como a música, a dança, as artes plásticas, a literatura, o teatro, o cinema, etc. “Sou a favor da internacionalização da cultura, mas não acabando as peculiaridades locais e nacionais”, disse Suassuna. Dessa forma, o escritor se coloca como um guardião da cultura popular. “Uma coisa que me preocupa muito na cultura de massa (…) é que ela nivela pelo meio termo, pelo gosto médio, que pra mim é pior do que mau gosto. Tá entendendo?”, revelou ao jornalista Gerson Camarotti.

Uma das ações de Suassuna na difusão da cultura nacional e na sua vocação artística foram as aulas-espetáculos, realizadas a partir de 1995, quando assumiu, no governo de Miguel Arraes, a Secretaria Estadual de Cultura do Recife. Por meio de causos contados com detalhes, Suassuna defendia a cultura nacional, suas características mais marcantes. Uma de suas célebres frases é: “Arte para mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte para mim é missão, vocação e festa.”

Serviço

Letra em Cena Especial – Ariano Suassuna e a força da cultura popular, com Antônio Nóbrega
Data: 14 de novembro de 2023, terça-feira
Horário: 19h
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Classificação: livre
Ingressos: Sympla Ariano Suassuna

Livre

Teatro Centro Cultural Unimed BH

Rua da Bahia, 2444 – Lourdes
Belo Horizonte, Minas Gerais 30160-012 Brasil
(31) 3516-1360

Anúncios