Exposição “O afeto do olhar” de Carlos Wolney - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Exposição “O afeto do olhar” de Carlos Wolney

5 julho as 10:00 4 agosto as 18:00

Livre

Exposição “O afeto do olhar” do artista mineiro Carlos Wolney

Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição “O afeto do olhar”, do artista mineiro Carlos Wolney, na próxima sexta-feira, dia 05 de julho de 2019, às 19 horas. A mostra é constituída de desenhos, pinturas, gravuras e anotações de atelier, que reforçam o olhar do artista para o mundo simbólico e poético. A curadoria é do artista plástico e professor da UFMG Mário Azevedo. A entrada é gratuita e integra a programação do 51º Festival de Inverno da UFMG.

O meu processo de criação em arte é como se fosse um vento que sopra um sopro misterioso que rompe a névoa da incerteza com uma intuição criadora que aponta para o conhecimento afetivo do mundo.
As formas de expressão nas artes plásticas, por mim conhecidas e que utilizo, como no desenho na pintura e até mesmo na gravura possibilitam o meu desenvolvimento na arte e também é um incentivo à minha capacidade de criar.
Desenhar, pintar, fazer arte, demanda uma linguagem visual apropriada. Uma linguagem que específica, se faz silenciosa e destituída de censura, a qual é capaz de exprimir o sentimento do mundo que me envolve, aponta a exatidão da expressão de minha emoção.

Para o curador da mostra, Mário Azevedo, “Wolney tem um desenho fluído, corporal e saboroso – incluído na nossa melhor caligrafia sintética –, que criou, ao longo de um tempo considerável, o trajeto para uma pintura sensorial, aérea e certeira, igualmente sensível e direta. Na fatura poética de seu trabalho, transpira uma anotação densa e luminosa sobre ver-registrar-representar, sobre o nosso movimento de passagem nesse mundo que, aos poucos, seguimos encantados em tentar decifrar e arquitetar plasticamente”.

Carlos Wolney Soares nasceu em Formiga, Minas Gerais, em 1948. É gravador, pintor, desenhista e professor. Possui mestrado em Artes Visuais (1999) e especialização em Artes Plásticas (1984) pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. É bacharel em Filosofia (1983) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais e em Artes Plásticas (1970) pela Escola Guignard – Universidade Estadual de Minas Gerais. Foi diretor e professor da Escola Guignard, lecionou na Fundação de Arte de Outro Preto, no Atelier Livre de Artes Plásticas, onde também foi diretor e na Universidade Federal de Minas Gerais. Participou de inúmeras exposições durante sua trajetória artística, que lhe rendeu prêmios e reconhecimento. Possui obras em acervos oficiais como o Museu de Arte da Pampulha, Fundação Clóvis Salgado, Fundação de Arte de Ouro Preto, Escola Guignard, Aeroporto de Confins, dentre outros.

Serviço
Abertura: 05 de julho de 2019 | às 19 horas
Visitação: até o dia 04/08/2019
Terças a sextas de 10h às 21h
Sábados e domingos de 10h às 18h
Local: Centro Cultural UFMG – Sala Ana Horta – Av. Santos Dumont, 174
Entrada gratuita

Detalhes

Início:
5 jul, 2019 as 10:00
Final:
4 ago, 2019 as 18:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , ,

Centro Cultural da UFMG

Av. Santos Dumont, 174 – Centro Brasil + Google Map
(31)3409-8290
www.ufmg.br/centrocultural

Anúncios