Colecionar o Mundo: objetos + ciência + cultura - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Colecionar o Mundo: objetos + ciência + cultura

21 jul, 2018 as 10:00 - 31 jul, 2018 as 10:00

Livre

 Colecionar o Mundo: objetos + ciência + culturano Espaço do Conhecimento UFMG

Já imaginou apreciar uma pintura a óleo de Guignard, o rim de uma onça e um computador analógico na mesma exposição? Apenas o ato de colecionar proporciona encontros como esse, que poderá ser conferido no Espaço do Conhecimento UFMG a partir da próxima quarta-feira, 18 de julho. A nova mostra Colecionar o Mundo: objetos + ciência + cultura reúne acervos de 20 espaços que compõem a Rede de Museus da Universidade e tem curadoria dos professores do curso de Museologia Letícia Julião e Paulo Roberto Sabino. A exposição traz artefatos científicos e artísticos catalogados em atividades de pesquisa e ensino que revelam como se dá a construção do saber.

Arte ao alcance de todos: da Universidade para Belo Horizonte

Na mostra, é possível perceber a riqueza artística que a UFMG abriga dentro de seus muros e, agora, abre para a comunidade externa. Estão em exposição 27 obras que integram o Acervo Artístico da UFMG. Os visitantes poderão ver peças famosas de nomes como Portinari, Guignard, Burle Marx, Di Cavalcanti, Maria Helena Andrés e outros.

Uma viagem pela diversidade biológica de Minas

Ao lado, a seção Ilustrações Científicas mostra como a união da arte com a ciência foi fundamental para o estudo de espécies. A mostra terá 140 figuras detalhadas de plantas e animais. Logo em seguida, em Coleções Taxonômicas, o público poderá contemplar exemplares de peixes, aves, orquídeas, répteis, insetos e tipos de madeira que mostram a biodiversidade de três regiões de Minas Gerais: o Espinhaço Canga, onde fica o Quadrilátero Ferrífero, o Espinhaço Quartzito, que engloba as serras do Cipó e do Caraça, e o Vale do Rio Doce.

Alguns dos animais em exposição foram descobertos por pesquisas da UFMG, como o tamanduaí, a anta e o bicho-pau, todos relevantes para a produção científica.

Objetos do saber

Onde os médicos faziam a dissecação de cadáveres antigamente? Uma das mais antigas mesas usadas para essa técnica em aulas de anatomia da UFMG também está à mostra na seção Artefatos e a prática acadêmica.

As atividades da Universidade estão cercadas de objetos que são testemunhos de práticas e tecnologias do passado e do presente. Muitas histórias podem se revelar a partir do computador analógico eletrônico da Telefunken, usado em pesquisas da Escola de Engenharia entre os anos 1950 e 1970, e do livro Encontro Marcado, de Fernando Sabino, com anotações feitas pelo crítico Rosário Fusco, por exemplo.

Tudo isso está aberto ao público na mostra Colecionar o Mundo, que tem classificação livre e pode ser visitada no horário de funcionamento do Espaço do Conhecimento UFMG. A entrada é gratuita.

Serviço:

Colecionar o mundo: objetos + ciência + cultura
Quando: a partir 18 de julho
Horários: terça a sexta-feira e domingo, de 10h às 17h, e sábado, de 10h às 21h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.
Foto: Obra de Guiguinard

Detalhes

Início:
21 jul, 2018 as 10:00
Final:
31 jul, 2018 as 10:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , ,

Local

Espaço do Conhecimento da UFMG
Praça da Liberdade 700
Belo Horizonte, Minas Gerais 30140-010 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(31) 3409 8350

Anúncios