Brumadinho Gourmet - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Brumadinho Gourmet

Brumadinho Gourmet festival gastronômico com várias atrações

O Brumadinho Gourmet realiza sua 11ª edição, entre os dias 06 e 08 de setembro (sexta a domingo), a partir de 10h, com entrada gratuita, em Casa Branca, distrito de Brumadinho, Minas Gerais.

Serão oferecidos vinte pratos de excelência gastronômica a preços populares (R$ 20 e R$ 25), com chefs harmonizando carnes, cervejas, queijos defumados, doces e drinks a partir das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), tema do evento e ligadas à tradição e riqueza culinária da região.

Serão seis restaurantes de Brumadinho e região (Yakitori,Massa da Casa, Verdes Folhas, Alho Poró, Ticontrei e Rota V8) e quatro de Belo Horizonte (Boi Vitório, Omilía, Chef Val Delícia), além de apresentação do Chef Charles Saliba, vencedor do Chef Brumadinho Gourmet 2018. 

O festival ainda promoverá concursos gastronômicos (Chef Brumadinho Gourmet e Cozinheira de Mão Cheia) e programação cultural, com diversos shows musicais (incluindo atração nacional surpresa no sábado), espaço kids e atividades de fomento à economia local.

No Espaço Kids (0 a 14 anos), no sábado e domingo, haverá atividades com monitores e estrutura gratuita, dispondo de brinquedos, oficinas, palhaços, malabares, mágico, perna de pau e contação de histórias. 

A programação também traz como destaque aulas-show com os renomados chefs Érick Jacquin (domingo, às 11h) - francês radicado no Brasil e celebridade de concursos culinários de TV - e Ivo Faria (sábado, às 11h), um dos mais prestigiados nomes da área no Brasil, à frente do Vecchio Sogno Ristorante, na capital mineira.

Comidas PANCS

O público poderá desfrutar de criações harmonizadas com PANCs como Risoto de linguiça com queijo canastra, cogumelos, tomate assado e gremolata de azedinha; Bolinho de Taioba com catupiry e queijo minas acompanhado de creme de milho e farofa de bacon; linguiça defumada com ragú de flor de Beldroega; banana chips com limão capeta e flor de capuchinha; boi na chapa com polenta frita e vinagrete de umbigo de banana; dentre outras.

Dentre os drinks exclusivos os presentes conhecerão coquetel de jasmim, cachaça com flor de sabugueiro, violeta e rosas, drink molecular, de ouro comestível, espaguete de caipirinha e caviar espumante.

Risoto de linguiça e gremolata de azedinha - Foto: Letícia Diniz

A temática das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) tem passado por um movimento de valorização em diferentes países. Mesmo que despercebidas e muitas vezes confundidas com ervas-daninhas, elas podem ser encontradas no mato e em qualquer quintal, com grande valor nutricional e surpreendendo o paladar. Exemplos desses alimentos são ora-pró-nobis, assa-peixe, folha de begônia, bertália, taioba, peixinho, feijão-caupi ou catador, erva de touro, quiabo de metro, hibisco e caxi.

Espaço Gourmet e concursos gastronômicos

A Praça de Casa Branca contará com ampla estrutura, num espaço gourmet com bares e restaurantes da região, degustação de cervejas especiais, vinhos, licores e cachaças, feira de artesanato e empório de produtos da terra (quitandas, queijos, geléias) e atrações culturais gratuitas, com shows diários de diversos estilos. E pela manhã, o público ainda está convidado para um café colonial, com quitutes típicos da região.

Serviço

11° Brumadinho Gourmet – Gastronomia, Arte e Cultura
Data e hora: 6, 7 e 8 setembro (sexta e sábado de 10h às 0h, domingo de 10h às 22h)
Local: Avenida Casa Branca - Praça Central  de Casa Branca - Brumadinho - Evento gratuito
Transporte: HT Happy Travel. Reservas: (31) 4117-0333. Na sexta (6), aqueles que fizerem reserva ganharão drink de boas-vindas da Cachaçaria Itinerante
Distância de Belo Horizonte: 1 h 42 min (58,5 km) via BR-381

Mais informações: http://www.brumadinhogourmet.com.br

Anúncios