Apresentação do Ars Nova - Coral da UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Apresentação do Ars Nova – Coral da UFMG

30 jun, 2019 as 11:00 12:00

Livre

Apresentação do Ars Nova realiza passeio pela história da música

Ars Nova completa 60 anos em 2019 e apresenta obras contemporâneas e clássicos de vários estilos em concerto preparado especialmente para o Música na Capela.

O Ars Nova – Coral da UFMG é referência nacional e internacional de canto coral, ao representar a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais nos inúmeros eventos em que participa. No próximo dia 30 de junho, o grupo se apresenta na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com o concerto “De 2 em 2: um breve passeio pela história da música coral”. A apresentação integra o programa Música na Capela, com entrada gratuita, sujeita a lotação (80 lugares).

O concerto terá regência do maestro Lincoln Andrade, que integra o Ars Nova – Coral da UFMG desde 2016. O repertório vai passear por estilos de diversos períodos e escolas (Renascença, Barroco, Clássico, Romântico, Impressionista), e por músicas dos séculos XX e XXI, além de canções brasileiras.

O Ars Nova – Coral da UFMG dará início à apresentação com uma dupla de obras renascentistas: Matona mia cara, de Orlando di Lasso, e Si ch’io vorrei morire, de Cláudio Monteverdi. Em seguida, o coral apresenta Stabat Mater, de Domenico Scarlatti, e Jesu, meine Freude, de Johann Sebastian Bach. O repertório ainda inclui Mozart, Schubert e Brahms, além de releituras de Muié Rendera, de Marlos Nobre, e um medley de Milton Nascimento.

O maestro Lincoln Andrade ressalta que o concerto tem proposta bastante didática, ao explorar dados e curiosidades sobre as obras e exemplificar como os instrumentos ajudam a construir cada música. “Fazemos mais que uma apresentação musical. Interagimos com nosso público, propondo conversa aberta, que, ao mesmo tempo em que prima pela excelência, busca uma linguagem simples e acessível.”

Ars Nova – Coral da UFMG
O Ars Nova foi fundado em 1959 e é uma referência em canto coral no Brasil e no mundo. De 1962 a 2004, quando esteve sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, o grupo ganhou inúmeros prêmios e condecorações em festivais nacionais e internacionais, tendo realizado 1500 apresentações no Brasil e em mais 17 países. Em 2013, o Ars Nova – Coral UFMG retomou as atividades, após pausa de cinco anos, sob regência e coordenação da maestrina Iara Fricke Matte, com o objetivo de democratizar a arte coral e internacionalizar a música coral brasileira.
Atualmente regido pelo maestro Lincoln Andrade, o grupo incentiva a produção de novas obras para coral e busca incentivar a escuta de músicas de nosso tempo, com o registro de uma leitura atual do movimento coral mundial. O Ars Nova-Coral da UFMG está vinculado à Escola de Música da UFMG e atua como coro semiprofissional oficial da universidade. Atualmente, a sede está localizada no Conservatório de Música da UFMG, em Belo Horizonte.

Serviço
Data e Horário: 30 de junho (domingo), das 11h às 12h
Local: Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10
Entrada gratuita sujeita a lotação
Informações: (31) 3289-8900

Detalhes

Data:
30 junho
Hora:
11:00 – 12:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , , ,
Website:
www.casafiatdecultura.com.br

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais 30140-010 Brasil
+ Google Map
Telefone:(31) 3289-8900

Anúncios