2ª Edição do “Viola de Feira” - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

2ª Edição do “Viola de Feira”

7 jul, 2019 as 11:00 13:00

Livre

2ª Edição do “Viola de Feira” mostra o universo da Viola Caipira

A Picuá Produções Artísticas traz a BH a 2ª edição do projeto “Viola de Feira”. Projeto que fomenta e difunde a viola caipira, e realizará na edição 2019, quatro apresentações no Centro Cultural Padre Eustáquio, com violeiros e cantores mineiros e de outros estados. Cada violeiro receberá um artista convidado, de forma a estabelecer um vínculo cultural e possibilitar o diálogo com a música brasileira.

A abertura do projeto “Viola de Feira – 2ª Edição” será no domingo 07 de julho às 11h, no Centro Cultural Padre Eustáquio em BH com os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola e Wilson Dias, no show “Violas de Minas”.

“Viola de Feira” pretende se estabelecer como um projeto permanente e de referência neste segmento na cidade de Belo Horizonte, com vistas a descentralizar a fruição cultural e com possibilidades de se estender por outras cidades mineiras, possibilitando, sem dúvida, um leque de opções, de encontros e trocas culturais, jogando um facho de luz sobre a cultura brasileira.

OS ARTISTAS
Chico Lobo é natural de São João Del Rei, da região do Campos das Vertentes, é considerado pela crítica nacional como um dos mais atuantes artistas no processo de divulgação da viola. Vencedor por três vezes do Prêmio Profissionais da Música 2017, 2016 e 2015 como Melhor Artista RaizRegional do Brasil, tem mais de 20 CDs lançados, 2 DVDs e 1 livro. Teve música gravada por Maria Bethânia, em novela, em peça de teatro, em jingles. Já correu o mundo e há 12 anos vai a Portugal —em uma ponte direta com as violas de arame de lá.

Pereira da Viola – cantor, compositor e violeiro, é natural de São Julião, da Comunidade Quilombola do Vale do Mucuri e traz a força de seu canto nascido do seio da terra. É um artista que traz consigo o prazer e o compromisso de cantar as coisas de sua gente. Seu talento e estilo único fizeram com que fosse alçado a ícone da viola, não apenas pela crítica e mídia, como também pelo público que se encanta pelo seu virtuosismo e carisma. Com 7 CDs autorais, Pereira da Viola também participou de relevantes trabalhos coletivos, festejados pelos amantes da música de viola brasileira, dentre eles “Violeiros do Brasil”, “Viva Viola”, “Viola Brasileira em Concerto”, “Carnaviola” e “Pote” – dentre outros que também renderam livros, CDs e DVDs.

Wilson Dias é mineiro de Olhos D’Água- Vale do Jequitinhonha, ponto de partida de sua trajetória. Foideste pequeno celeiro cultural que Wilson Dias herdou e trouxe para a arte as benéficas influências da nossa cultura popular e da vida em comunidade. Seu canto é legítimo e forte porque tem suas raízes fincadas no mesmo chão onde vive e canta o seu povo. As histórias e os sons de Minas dão o tom da viola caipira tocada por ele. Em cada música estão a dança, os ritmos, as festas religiosas, o folclore e as lendas. É a nossa melhor tradição atualizada pela mão do artista, que canta com alegria e compromisso a terra, a arte, a cultura e alma de sua gente.

Serviço – Programação
07/07 – Chico Lobo, Pereira da Viola e Wilson Dias – Show “Violas de Minas”
28/07 – Renato Caetano convida Dimas Soares
25/08 – Levi Ramiro convida Luiz Salgado
29/09 – Ramon & Rozado convida Du Santos
Horário: 11hs
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio – Rua Jacutinga, 831 – Bairro Padre Eustáquio – BH/ MG
Entrada gratuita
Informações: Nilce Gomes: 31 98515-7122

Detalhes

Data:
7 julho
Hora:
11:00 – 13:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , ,

Centro Cultural Padre Eustáquio

Rua Jacutinga, 821
Belo Horizonte, Minas Gerais 30730-430 Brasil
+ Google Map

Anúncios