Artigo Seo Olympio... Saudade eternizada! - Santa Tereza Tem
Logo

Artigo Seo Olympio… Saudade eternizada!

Acredito que muita gente de Santa Tereza, da turma dos sessentões e sessentonas, tem uma recordação do seu Olympio, o garçom mais famoso de Belo Horizonte, que trabalhou por anos a fio, no Edifício Malleta, na Cantina do Lucas. Hoje seria seu centenário, se vivo estivesse. Tenho boas lembranças de sua alegria e carinho, especialmente na festa de meu casamento, que foi no Lucas, em 1977, em que ele levantou um brinde e nos desejou, a mim e ao Marco Antonio, vida longa e felicidades. Não posso reclamar da vida e acho que aquele brinde contribuiu e deu força a nossa caminhada juntos.

Para homenageá-lo o artigo do jornalista Geraldo Elísio.

Artigo Seo Olympio… Saudade eternizada!

*Geraldo Elísio

Domingo, amanhã, dia 30, uma data muito especial: se estivesse vivo Seo Olympio, o garçom ícone que marcou a história da Cantina do Lucas, Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, no Edifício Malleta, faria 100 anos de existência. O estabelecimento comercial hoje dirigido em continuidade pela família do saudoso Edmar Roque está comemorando o evento em grande estilo. Não se esqueçam de pedir o prato Filé a Olympio.

O mínimo que Seo Olympio Perez Munhoz merecia é ser imortalizado em um samba cantando a saga do velho anarquista cuja família chegou ao Brasil fugindo da ditadura do espanhol “generalíssimo” Francisco Franco. E disto nos encarregamos o compositor Gervásio Horta, eu o poeta Geraldo Elísio, e o cantor e sambista Bira Favela.

Curtam a música e ouçam na própria voz de seo Olypio um pouco da história dele que hoje repousa eternamente na cidade de Ouro Preto, terra da eterna liberdade. Guardião da democracia, quando seo Olympio dizia: “Hoje não temos filé a cubana ou estrogonofe” todos os clientes sabiam: os “dedos duros” de então rondavam o local naqueles anos sombrios. À memória de Seo Olympio, as nossas homenagens: Gervário Horta, Geraldo Elísio e Bira Favela.

PS – Gervásio, segui o seu conselho. Demorou pouquinho porque quis fazer a surpresa em data especial. Um beijo no coração de todos. (Geraldo Elísio). Evoé Olympio. Samba para sempre samba.

 

Seo Olympio… Saudade eternizada!Domingo, amanhã, dia 30, uma data muito especial: se estivesse vivo Seo Olympio, o garçom ícone que marcou a história da Cantina do Lucas, Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, no Edifício Malleta, faria 100 anos de existência. O estabelecimento comercial hoje dirigido em continuidade pela família do saudoso Edmar Roque está comemorando o evento em grande estilo. Não se esqueçam de pedir o prato Filé a Olympio.O mínimo que Seo Olympio Perez Munhoz merecia é ser imortalizado em um samba cantando a saga do velho anarquista cuja família chegou ao Brasil fugindo da ditadura do espanhol “generalíssimo” Francisco Franco. E disto nos encarregamos o compositor Gervásio Horta, eu o poeta Geraldo Elísio, e o cantor e sambista Bira Favela.Curtam a música e ouçam na própria voz de seo Olypio um pouco da história dele que hoje repousa eternamente na cidade de Ouro Preto, terra da eterna liberdade. Guardião da democracia, quando seo Olympio dizia: “Hoje não temos filé a cubana ou estrogonofe” todos os clientes sabiam: os “dedos duros” de então rondavam o local naqueles anos sombrios. À memória de Seo Olympio, as nossas homenagens: Gervário Horta, Geraldo Elísio e Bira Favela. PS – Gervásio, segui o seu conselho. Demorou pouquinho porque quis fazer a surpresa em data especial. Um beijo no coração de todos. (Geraldo Elísio). Evoé Olympio. Samba para sempre samba.

Posted by Geraldo Elísio Machado Lopes on Saturday, December 29, 2018

Anúncios