Contos de Lá nos Cantos de Cá - Santa Tereza Tem
Logo

Contos de Lá nos Cantos de Cá

Quarta-feira, dia 2 de outubro, o  projeto Música & Poesia apresenta o grupo “Abrapalavra” , de Santa Tereza, para contar história do Vale do Jequitinhonha à África, passando pela França, Dinamarca e Marrocos no  “Contos de Lá nos Cantos de Cá”. Com um repertório de músicas e histórias tradicionais, literatura e cultura popular de diversos povos, a dupla Aline Cântia e Chicó do Céu faz um passeio lúdico em celebração à imaginação literária de várias partes do mundo. Literatura e música, fala e canto estão misturados em um diálogo íntimo que resulta em momentos de imersão junto ao público. Voltado para o público de todas as idades, o trabalho convida o ouvinte a silenciar os muitos ruídos que invadem a vida diária para se entregar à ancestral arte de ouvir e contar histórias.

Noticia_6(1)

Aline Cântia é narradora de histórias (desde 2006) e doutoranda em Educação Popular e Práticas do Cotidiano (UFF/RJ). Atualmente coordena os projetos “Ponto de Memória: contando histórias de vida” (Zona da Mata/MG pelo FEC/MG), “Ponto de Memória Histórias do Pompéu” (Sabará pelo IBRAM/Minc), entre outros. Além disso, Aline coordena trabalhos de arte-educação e memória junto à Rede Municipal de Ensino de BH e de outros municípios desde 2007. Através do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte gravou o CD “Contos de lá nos Cantos de cá”.

Noticia_6(2)

Chicó do Céu é músico/compositor autodidata. Hoje, ao se dedicar a releituras e composições próprias, Chicó vem conquistando seu espaço no cenário artístico de Minas. Desde 2007 têm levado seu violão e sua voz para os quatro cantos do país como a tradicional casa de shows Palafita (Belém/PA), os palcos de Pedreiras/MA e de Alagoa Grande/PB. Em janeiro de 2010, foi um dos convidados especiais no show do jazzista cubano Orlando Sánchez em Havana e em janeiro de 2013 fez shows com a banda Batucanto no Festival Internacional de Música Autoral Concierto para Devenir (Chile).

O Projeto Música & Poesia promove encontros de artistas, apresentações musicais, recitais, contação de histórias, performances, peças teatrais, toda iniciativa, enfim, que de alguma forma se relacione às artes verbais e performáticas,  no Centro Cultural UFMG, sempre às quartas-feiras às 20:30.

Música & Poesia, projeto concebido em parceria entre o Centro Cultural e a Faculdade de Letras da UFMG e que conta com a colaboração de estudantes de Letras, Música, Teatro, entre outros, é voltado para a comunidade em geral e se pretende um espaço de permanente acolhimento a manifestações artísticas, promovendo a disseminação da cultura e das artes na cidade ao propiciar a divulgação de trabalhos realizados por músicos, poetas e por aqueles que, sem título que lhes caiba, se misturam e transitam por ambos os caminhos. 

A entrada é franca e a apresentação, que será amanhã, 02 de outubro,  começa às 20:30, no  Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, na Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia.

Matéria relacionada

Abrapalavras: as histórias que os avós contavam

Anúncios