Dia do Trabalhador e da Trabalhadora - músicas - Santa Tereza Tem
Logo

Dia do Trabalhador e da Trabalhadora – músicas

Dia do Trabalhador e da Trabalhadora – músicas sobre o tema

Neste 1º de maio, em que se comemora o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, o Santa Tereza Tem selecionou canções, nacionais, que falam da vida de trabalho de milhares de homens e mulheres. Cidadãos e cidadãs, que com sua força de trabalho construíram e constroem em todas as áreas, seja na indústria, no campo, nos hospitais, nas escolas, na construção, na limpeza da cidade, na comunicação, enfim, em todos os setores que movimentam a economia e trazem qualidade de vida para todos.

A play list está publicada abaixo.

Porque o 1º de maio

Dia do Trabalhador é comemorado em vários países do mundo e lembra o dia 1º de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada pelos trabalhadores na cidade de Chicago (EUA) por melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada diária, que chegava a 17 horas, para oito horas. Houve confrontos com a polícia, o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores. Este acontecimento serviria de inspiração para muitas outras manifestações que se seguiriam.

No Brasil, a data foi instituída no governo de Artur Bernardes, em 1925, e teve como princípio uma greve geral, 1917, em São Paulo, quando, operários fizeram uma greve em que reivindicavam aumento de salário, redução da jornada de trabalho;, a proibição do trabalho infantil e do trabalho feminino à noite. Parte das reivindicações foram atendidas, como por exemplo o aumento de 20% de salário.

Portanto, se hoje os trabalhadores têm algum direito, deve-se a esses ancestrais, muitos dos quais pagaram com a vida e a prisão, por reivindicar melhores condições de trabalho. Infelizmente muitas dessas conquistas com diversas administrações federais, nos últimos anos foram sendo desmanteladas.

Músicas brasileiras para o Dia do Trabalhador

A gente montou uma pequena play list com músicas de autores brasileiros cujo tema homenageia a todos nós trabalhadores e trabalhadoras brasileiras. Confira abaixo.

Construção – Chico Buarque

Pedro Pedrereiro – Chico Buarque

Samba do Trabalhador – Martinho da Vila

Bailes da vida – Compositores: Milton Nascimento / Fernando Brant -intérprete Milton Bituca

Amor de índio – Beto Guedes e Ronaldo Bastos – intérprete Beto Guedes

Canção do sal – compositor Milton Nascimento – intérprete Elis Regina

Patrão e empregado – Tião Carrero e Pardinho

Capitão de Indústria – compositores Marcos e Paulo Sérgio Vale – interpretação Paralamas do Sucesso

Fábrica Composição: Renato Russo – interpretação Legião Urbana

Que Trabalho é Esse? — Paulinho da Viola

O bonde São Januário – composição de Ataúfo Alves e Wilson Batista – Ataulfo Alves e suas pastoras

A gente não quer só comida – Compositores: Marcelo Fromer / Arnaldo Antunes / Sergio De Britto Alvares Affonso – interpretação Titãs

Trabalhador – Compositores: Montgomerry Ferreira Nunis / Arlindo Domingos Da Cruz Filho / Jose Franco Lattari / Jorge Mario Da Silva – Intérprete Seu Jorge

Fermento pra massa – composição Kleber Cavalcante Gomes – intérpret Criolo

Trabalhadores brasileiros – Banda Espemogramix

Vida de operário – Compositores: Marcos Falcao Galanciak – Intérprete Pato Fu

Supertrabalhador – Gabriel Pensador

Sou Boy – composição de Kid Vinil – Interpretação: Banda Magazini

Anúncios