Primeiro de abril, você caiu - Santa Tereza Tem
Logo

Primeiro de abril, você caiu

Hoje é o Dia da Mentira, será verdade ou fake?

Quem aí já pregou alguma trolagem com irmão ou com um amigo no dia primeiro de abril, o Dia da Mentira, o Dia dos Bobos e pra ser mais atual o Dia da Fake?

Nesse dia, não tanto nos últimos tempos, é tradição as pessoas aprontarem brincadeiras e pegadinhas, pequenas mentiras nos mais desavisados, que provocavam gargalhadas. Há também aquelas nem tão divertidas, pois às vezes humilham a quem recebe a trolagem, fugindo do espírito da data.

E caiu na mentira

Mas porque o primeiro de abril virou o dia da mentira? Segundo a história surgiu na França, quando Carlo IX era o rei (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, com a adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

Da França o Dia dos Tolos ou dos Bobos se espalhou e chegou ao Brasil por meio de uma brincadeira feita em Minas Gerais pelo jornal “A Mentira”, que noticiou no dia 1º de abril de 1828 a morte de imperador Dom Pedro II. Notícia que teve de ser desmentida, pois muitos leitores acreditaram nela.

Você já caiu em alguma brincadeira do primeiro de abril? Fique alerta pra não passar por bobo hoje.

O site Tudo Interessante traz uma série de sugestões de peças para pregar no Dia da Mentira.

Filmes sobre a Mentira. O site O Liberal traz 10 sugestões de filmes para assistir hoje, 1ºde abril.

Anúncios