Observações Noturnas e Solares - Santa Tereza Tem
Logo

Observações Noturnas e Solares

Observações Noturnas e Solares são realizadas no Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento

O ritmo apressado das grandes cidades, são poucas as oportunidades de imergir nas belezas que o céu tem a oferecer. Mesmo sob a abóbada celeste, desconhecemos grande parte dos astros que permeiam a noite escura e brilham a centenas ou milhares de anos-luz de distância. Com o objetivo de explorar a paisagem celeste sob uma nova perspectiva e compartilhar aprendizados sobre o campo da astronomia, a atividade mais procurada pelos visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG está de volta, com a novidade de emissão de ingressos na modalidade online! 

Observações Noturnas e Solares são realizadas no Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento – Créditos Kayke Quadros

Conduzidas em horários fixos aos finais de semana pelo Núcleo de Astronomia do museu, as Observações Noturnas e Solares são realizadas no Terraço Astronômico, ambiente com teto retrátil localizado no 5° andar do prédio da Praça da Liberdade. Nas atividades, a cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas pode observar nos telescópios do museu, bem como tirar dúvidas com a equipe, em uma experiência única que ultrapassa as possibilidades da observação a olho nu e atrai visitantes de diversos municípios. 

Para Fernanda de Oliveira, mestranda em Física pela UFMG e Assistente de Astronomia do Espaço do Conhecimento, observar os objetos celestes pelos telescópios é um momento de encantamento para os participantes. “Muitos deles se emocionam, por exemplo, ao ver a Lua e Saturno pela primeira vez de tão perto, chegando até mesmo a duvidar que seja real. Além disso, há poucas oportunidades do público ter contato com esses equipamentos de forma didática para desfrutar essa experiência.”

Observação Noturna acontece sempre aos sábados, de 19h às 20h45. Os bilhetes podem ser adquiridos a partir de 17h30. Já a Observação Solar é realizada aos domingos, de 11h às 12h45, com retirada de senhas a partir de 10h. São 105 bilhetes para cada uma das atividades, em lotes de 15 participantes a cada 15 minutos. De modo presencial, eles são retirados de maneira gratuita na recepção do Espaço do Conhecimento. Já virtualmente, a emissão acontece pela plataforma Sympla, sem custos adicionais (Os links serão disponibilizados semanalmente no site do museu: www.ufmg.br/espacodoconhecimento/descubra/terraco-astronomico/). 

Obs: A atividade está sujeita às condições meteorológicas, e, por isso, poderá ser suspensa em caso de grande nebulosidade e chuvas. 

    Serviço:  Retomada das Observações Noturnas e Solares[
     Quando: a partir de 06/04 (sábado)    
 Observação Noturna – sempre aos sábados (19h às 20h45)
     Observação Solar – sempre aos domingos (11h às 12h45)   
  Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade – 700)  
   Público: a partir de 6 anos     Número de vagas: 105 senhas, em cada dia de observação
     Ingressos online em  www.ufmg.br/espacodoconhecimento/descubra/terraco-astronomico/ 

Anúncios