Jornalista de Santa Tereza lança livro infantil - Santa Tereza Tem
Logo

Jornalista de Santa Tereza lança livro infantil

Jornalista Eneida da Costa, moradora de Santa Tereza lança livro infantil “Gabriela na Maravilhosa Serra do Curral

Gabriela na Maravilhosa Serra do Curral”, o primeiro livro da jornalista mineira Eneida Costa, ex- presidenta do Sindicato dos Jornalistas, é destinado ao público infantil e tem a “sofrida” Serra do Curral como pano de funda da história.

O lançamento da obra será em BH, no dia 23 de março, sábado que vem, no Sindicato dos Jornalistas, das 10h às 12h. Leve as crianças para que possam viver uma nova experiência de participar de um lançamento de um livro dedicado a elas.

A publicação, que sai pela editora Literíssima e tem ilustrações de Felipe Tognoli conta a aventura da menina Gabriela com seu amigo Pablo e do Quati, animal central da história, mostra a inquietação e ansiedade com a interferência dos humanos em sua casa, em habitat natural. É uma linda viagem para as crianças ao mundo oculto da Serra do Curral, a sua fauna.

O livro surgiu, a partir da preocupação da escritora com os riscos que a Serra do Curral, que ele avista do bairro Santa Tereza, vem correndo com a mineração. “Todas as manhãs, e sempre que saio à rua, a caminho de um destino qualquer, a Serra do Curral se impõe, enche meu coração de intenso sentimento e, invariavelmente me arranca suspiro: a Serra está linda hoje”, diz a autora.

Eneida conta que o livro é “um lúdico pensar no que estamos fazendo com os nossos monumentos naturais e o que vamos deixar de herança para as gerações futuras. Serras ou fendas?”. A autora tem muita conexão com a região, é apaixonada por histórias e pela Serra do Curral e viu na literatura infantil uma oportunidade de colocar o tema da preservação no debate que inclui as novas gerações.

Eneida Costa

Próxima entrar nos 70 anos e jornalista há mais de quatro décadas, a autora é mãe e avó dedicada. Vive de contar histórias. Gosta de livros, de casos, de lugares, sendo os seus preferidos as bibliotecas, livrarias, museus e o Mineirão. Mas, de todos, o que mais a inspira, ama, emociona e a faz sentir-se parte do delicado ecossistema global, é a Serra do Curral.

Sobre sua primeira incursão no mundo das letras para crianças, a renomada escritora Madu Costa comenta: “A história é rica em detalhes descritivos textuais e imagéticos. Viajei com Gabriela, Pablo e o Quati pela Serra do Curral dos sonhos. Nem parece uma principiante na arte da escrita literária infantil”.

Eneida Costa – Crédito da foto: Matheus Soriedem

Serviço
Lançamento do livro “Gabriela na Maravilhosa Serra do Curral”
Dia 23 de março de 2024
Das 10h às 12h
No Sindicato dos Jornalistas – Av. Álvares Cabral, 400. Centro.
Evento aberto ao público,
Preço do livro: R$ 55

Live no dia 20 de março, às 18, pelo I nstagram editora Literíssima Participem, mandem perguntas para saber mais sobre o livro. Para adquirir o livro, um ótimo presente para as crianças, ligue para (31) 99825-4188 ou
escreva para: [email protected]

Anúncios