Eleição para Associação Comunitária de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Eleição para Associação Comunitária de Santa Tereza

Neste domingo, dia 17 de dezembro, 9h às 16h, será realizada a eleição para a diretoria da Associação Comunitária do Bairro de Santa Tereza (ACBST), para dirigir a entidade no biênio 2024/2025.

Segundo a Comissão Eleitoral, presidida pelo Izinho, Clair José Benfica, a eleição terá a chapa única, “Todos por Santa Tereza” já que apenas ela foi inscrita. Apesar de ser chapa única, ele ressalta a importância da participação dos moradores. “Mesmo sendo uma só chapa, é a participação dos moradores que dá força à Associação para conseguir melhorias junto aos órgãos públicos. Não deixe de votar e exercer a sua cidadania.”

Praça de SAnta Tereza, a Duque de Caxias, tendo ao fundo a Igreja de Santa Tereza. Cartão postal do bairro
A votação será na Praça Duque de Caxias

Quem pode votar

Moradores e comerciantes de Santa Tereza, de posse dos seguintes documentos:
Moradores: documento de identidade e comprovante de endereço recente (conta de água, luz, telefone, cartão de crédito, etc).
Comerciantes: documento de identidade de sócio, contrato social, comprovante de endereço recente em nome da empresa.

Serviço

Eleição para ACBST – gestão 2014/2025
Data e hora: 17/12, domingo de 8 às 17 horas
Local de votação: Praça Duque de Caxias, em frente ao Cine Santa Tereza

Logo marca da Associação comunitária do Bairro Santa Tereza. Imagem dos arcos do viaduto Santa Tereza

Conheça candidatos e as propostas da chapa Todos por Santa Tereza

Sérgio Mitre, Presidente
Poeta, historiador, jornalista e pós-graduado em Direito Público, mora em Santa Tereza há 8 anos e participa do grupo Arboriza-BH.

Carlos Alves Rocha, Vice-Presidente
É líder comunitário e desenvolve ações sociais desde 2016 nas Vila Dias e São Vicente. Apaixonado por futebol, atua na área de arbitragem e é professor de escolinha de futebol. Trabalha como mecânico, possuindo várias especializações.

Ana Lucia de Macedo, 1. Secretário
Pedagoga, funcionária pública, professora na rede municipal, participou do movimento que criou a ADE/Área de Diretrizes Especiais do bairro.

Natacha Ferreira, 2. Secretário
Graduada em História pela UFMG e Especialista em História Afro-brasileira, Políticas Públicas para a Juventude e em Direitos Humanos. Professora da Rede Municipal, foi Professora da EMPLO, em Santa Tereza, durante 20 anos. É moradora do bairro há 27 anos.

Lincoln de Barros, 1. Tesoureiro
Escritor, consultor em projetos sociais, mestre em Administração Pública, trabalhou em diversas instâncias dos governos estadual e municipal. Nascido e criado no bairro, participa desde a criação do Movimento Salve Santa Tereza.

José Pedro de Alcântara, 2. Tesoureiro
Administrador, residente no bairro desde 1989. Apaixonado pelo bairro e suas tradições. Cofundador do MUR (Movimento Unidos por Respeito), que  atua  em busca do cumprimento das leis, que regem a boa convivência entre bares e moradores.

Conselho Consultivo
Glaucia Cristine Vieira

Nascida e criada em Santa Tereza e técnica em turismo. Filha de Lídia Martins Araújo, matriarca do Kilombo Souza, atua como articuladora do Kilombo Família Souza e é conselheira no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Joviano Gabriel Mayer
Arte-educador, advogado popular e urbanista. Graduado em Direito pela UFMG, Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, também pela UFMG. Mora em Santa Tereza há 17 anos, atuante nas lutas no bairro, em defesa da ADE e do patrimônio histórico, da Vila Dias e do Kilombo Souza entre outras.

Luciana de Souza Matias
Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG, graduada em Educação Artística pela ESMU/UEMG e graduada em Pedagogia pela UEMG (Universidade de Minas Gerais).Professora de Artes na rede municipal de educação. Nascida e criada no Quilombo Família Mattias, é liderança neste território, localizado na Rua Eurita 674

Ricardo Luiz Lima
Diretor de cena e fotografia de programas políticos e educativos, comerciais documentários e filmes institucionais. É participante ativo dos Movimentos Salve Santa Tereza e Salve Santa Luzia.

Waldir Dias Ferreira
Morador há 41 anos e comerciante na Vila Dias, é militante social, tendo sido fundador da Associação Comunitária da Vila.

Conselho Fiscal
Claudia Regina dos Anjos
Graduada em Licenciatura em Artes Visuais, Especialista em Arte/Educação e Educação Comunitária, Mestre em Educação e Cultura e Doutora em Artes. É Professora da Rede Municipal, atualmente professora da EJA e militante em movimentos sociais e ambientais.

Diamantino Serafim Jr.
Morador em Santa Teresa há 50 anos, é Psicólogo Clínico e Organizacional, com várias especializações e experiência nas áreas empresarial, ambiental, pública e em entidades sociais. É Vice-Presidente do CONSEP (Conselho de Segurança Pública), Co-Fundador do Grupo MUR – Movimento Unidos por Respeito e Adotante da Praça Duque de Caxias em Convênio com a PBH.

Ednando Eugênio Campos
Morador em Santa Tereza há 45 anos, reside na Comunidade Vila Dias. É Analista Fiscal e Tributário, Bacharel em Ciências Contábeis, trabalha atualmente em Escritório de Contabilidade. Percussionista do Bloco de Carnaval Nada Santa de Santa Tereza.

Suplentes

Helena Lucia Ferreira
Bióloga, atua na área de Ecologia Aquática. Por 36 anos, foi pesquisadora do CETEC e, atualmente, presta serviços na área. Foi professora da Educação de Jovens e Adultos na PBH. Nasceu, cresceu e vive em Santa Tereza há 67 anos, engajada com várias atividades do bairro.

Jacqueline Rodrigues da Cruz
Assistente Social pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de MG), é membro da Cooperativa Unilivre; Conselheira Local de Assistência Social e Coordenadora da Comissão Local de Assistência Social (CLAS) e da Comissão Regional de Assistência Social (CORAS), pela Regional Leste. Conselheira no Fórum Municipal de Usuários da Assistência Social (FMUSUAS) e Coordenadora da Secretaria Executiva do Fórum Circuito Girassol.

Valdeir Cândido Aguiar
Morador do bairro há 46 anos, é líder comunitário na Vila Dias. Atuante na área de segurança privada há 21 anos, tem vários cursos na área de relações humanas, tendo já trabalhado como assessor de vereador.

Propostas

Segundo Sérgio Mitre, candidato a presidente, a preservação da qualidade de vida em Santa Tereza é uma tarefa de todos nós do bairro. E esta é a principal motivação da Chapa Todos por Santa Tereza. “Por isso, buscamos reunir nessa gestão ACBST três dos movimentos organizados que atuam no bairro: Salve Santa Tereza, Unidos por Respeito e Arboriza-BH, agregando ainda lideranças importantes das Vias Dias e São Vicente.

Área de Diretrizes Especiais – ADE:
A preservação das características de ocupação urbana, de vivência e qualidade de vida do bairro depende, do ponto de vista legal, da Área de Diretrizes Especiais, que protege o bairro da especulação imobiliária. Sua defesa é ponto fundamental da Associação, que dará continuidade às ações das gestões anteriores.

Vila Dias e Vila São Vicente:
Quase 10% da população do bairro mora nas Vilas Dias e São Vicente, em condições desiguais de moradia. A integração destes moradores é nossa prioridade, ao incluir suas lideranças na diretoria.

Som dos bares:
Intensificar a luta pelo cumprimento da legislação e normas de funcionamento quanto à saúde, mobilidade pública, perturbação do sossego relativos a bares, eventos públicos e atividades em praças e ruas do bairro.

Mercado Distrital:
Continuar o apoio às organizações ligadas ao Coletivo Mercado Vivo+Verde no processo de implantação da concessão do Mercado Distrital, no sentido de que sejam respeitados os princípios e diretrizes estabelecidos no contrato: um Mercado funcionando como um ponto de fomento e referência no campo da produção agroecológica, de serviços e de espaço cultural, de encontro e lazer comunitários.

Segurança e Saúde no bairro:
Dar continuidade ao acompanhamento e apoio ao trabalho do CONSEP – Conselho Comunitário de Segurança Pública, na busca de soluções com relação à segurança e, da mesma forma, continuar a apoiar as atividades e projetos ligados à cobertura dos serviços de saúde no bairro.

Melhorias urbanas:
Continuar o trabalho em parceria com a Rede Lixo Zero Santa Tereza (RLZST), apoiando as ações de expansão da coleta seletiva solidária no bairro e posterior reaproveitamento e reciclagem do lixo.

Política Social:
A Associação assume o compromisso de buscar parcerias com entidades públicas e privadas, no sentido de apoiar ações de melhoria das condições de vida das pessoas em condições desfavoráveis de vida.

Continuaremos a apoiar a luta dos moradores dos quilombos Família Souza e Família Matias, na permanência e preservação cultural em seus territórios

Matéria relacionada
Aberto processo de inscrição de chapas eleição da ACBST

Anúncios