Delícias de Santê: Balas Delícia da Letícia - Santa Tereza Tem
Logo

Delícias de Santê: Balas Delícia da Letícia

De coco tradicional ou recheadas com chocolate, maracujá é tudo de bom

Por Isa Patto

Branquinha, saborosa e que derrete na boca é a tradicional bala de coco, conhecida como bala delícia, feita pela Letícia Mafra, daqui de Santa Tereza.

Quem pensa que é fácil cozinhar bala delícia, tá muito enganado. Cheias de truques, as balas de coco exigem, não só perícia na cozinha, mas muito muque, força nos braços. Isso porque depois da massa atingir determinado ponto e ser resfriada, vem o puxa-puxa, em que é esticada com as mãos, em movimentos rápidos e sucessivos. Haja músculos!

Letícia começou a fazer as balas há 13 anos, na época em que, os filhos eram pequenos e ela precisava de ter renda, mas sem sair de casa. “Eu trabalhava em uma loja de chocolates, mas com um desejo de ter meu próprio negócio. Como gostava muito das balas de coco caseira fiz um curso e comecei a praticar até chegar no ponto certo da bala”, lembrou ela.

Assim nasceu a Balas Flocos de Neve, que ela começou vendendo para amigos e parentes. “Como deu certo, investi em anúncios na internet e com isso as encomendas começaram a chegar para festas e revendas. Sinto-me realizada por trabalhar com o que eu amo fazer. Cada cliente satisfeito é mais uma alegria que eu tenho em produzir essas delícias”, comenta.

Como fazer

Letícia fala como fazer as balas, mas o “pulo do gato” pra não desandar, ela não conta. De início faz-se uma mistura açúcar, água e leite de coco e leva ao fogo até atingir o ponto de calda, que é derramada em uma pedra de granito para resfriamento até atingir a temperatura certa. Aí é que está o segredo, o ponto certo de retirar do fogo e a temperatura do resfriamento.

 Letícia conta que depois disso a mistura é levada para um gancho para o “puxa-puxa” até as balas ficarem branquinhas e prontas para receber o recheio e serem cortadas. “Recentemente comprei uma máquina própria para puxar e cortar, mas antes fazia manualmente. As balas recebem diversos recheios e sabores, como prestígio, nozes, maracujá, limão siciliano e a tradicional, sem recheio. O meu top de vendas é a de brigadeiro”, observa.

Moradora eterna de Santa Tereza

Moradora de Santa Tereza desde os seis anos, Letícia, hoje com 41, conta que sua avó veio para o bairro, quando a mãe dela era adolescente. Então a família criou raízes por aqui.  “É onde me sinto em casa.  Estudei na Escola José Bonifácio e depois no Colégio Tiradentes e o que mais gostava era a época da feira na Praça Duque de Caxias. Na minha adolescência curti muito Boate Trash, que funcionava no cinema.  Gosto muito do bairro, principalmente por esse seu jeitinho de cidade do interior”, finalizou.

Para comprar as balas, é só entrar nos aplicativos do Ifood, Uber Eats ou 99food ou encomendar pelo telefone (31)991612478 e retirar diretamente com Leticia à Rua Adamina 126. Instagram: @balasflocosdeneve

Anúncios